O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Importância da concentração

"O futebol de rendimento superior exige dos jogadores uma constante solicitação tática, tanto em partida como em treinamento. É necessário que o que eles estão fazendo, o façam de uma forma concentrada. Em este sentido, os bons desempenhos de treinamento revelam elevada concentração para aquilo que o treinador pretende". Vitor Frade (2003 cit. por Gaiteiro, B. En 2006)

A concentração segundo Orlick é a "habilidade para cada um dirigir ao máximo sua atenção fazendo os aspectos relevantes da tarefa".

Para outros autores como Schmid e Peper "a concentração é uma destreza aprendida, de reagir pasivamente ou de não se distrair ante estimulos irrelevantes". A concentração também significa o estar totalmente aqui e no agora, no presente". Segundo Silveiro e Srebro, "a concentração inclui dois elementos: 1) Capacidade de prestar atenção a informação pertinente e ignorar o irrelevante e os estimulos perturbadores. 2). Capacidade de manter a atenção durante um largo periodo de tempo (90 minutos mais os acréscimos)".

A importância que adquire a concentração na competição é evidente. Tal como nos disse Orlick e Nidefeer, "a concentração é um fator decisivo na competição, tanto em esportes coletivos como individuais". Para Morilla, Perez, Gamito, Gomez, Sanchez e Valiente "a concentração é um dos aspectos essenciais para alcancar o máximo nivel que cada esportista tem capacidade".

Essa importância podemos comprová-la através de diversas entrevistas realizadas por os meios de comunicação a treinadores e jogadores profissionais, que consideram essencial para a obtenção de êxito. Entre algumas delas, destacamos a de Luis Fdo, treinador do América de México, quando fala da importância da concentração para alcancar o êxito, ao afirmar em o diário "As" referindo-se a sua partida do Mundial de Clubes frente ao F.C. Barcelona que, "nos enfrentamos a uma equipe perfeita, que sempre joga com a máxima concentração".

Obviamente, todos nós atribuímos grande importância para se concentrar no futebol. No entanto, há um aspecto que é treinado, e se for não-específica está causando incapacidade de se concentrar durante um longo período de tempo para a mesma tarefa

Nosso pensamento leva-nos que a concentração deve ser treinada, operacionalizada no processo de treinamento. Para De le Vega com a falta de concentração durante a partida deve-se estudar e analisar as condições em que treina o jogador, o que se treina se reflete nas competições.

Nenhum comentário: