O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Funções em escala - Um problema para a Indústria do futebol

Em alguns textos que venho lendo, observo algumas tentativas de tentar definir as funções de determinadas posições, entretanto, acredito que isso não seja necessário fora das categorias de base. A colocação de funções em escala, que tenta igualar todas as funções independente do Modelo de Jogo, é um grave erro.

Existe a necessidade, como foi exposto em outros tópicos, dos jogadores de base interpretarem a mesma posição de formas diferentes (com funções diferentes), sem estar preso apenas a um modelo ou plataforma de jogo. Ou seja, é preciso que um jogador de meio campo de categoria de base saiba interpretar as mais variadas funções (pivô-defensivo, meia interior, meia exterior etc).

Por outro lado, cada modelo de jogo trará dinâmica e resultados diferentes uns dos outros, ou seja, as funções coletivas e individuais de um atacante num modelo de jogo "X" são diferentes das suas funções coletivas e individuais num modelo de jogo "Y". Essas funções coletivas e individuais desse atacante no modelo "X" ou "Y" também serão diferentes das funções coletivas e individuais das distintas posições de atacantes apresentadas e interpretadas para esse jogador na base.

De fato, ainda restara uma essência das funções de atacante aprendidas na base que servirão como bagagem pessoal do jogador que o ajudara numa futura necessidade de adaptação, mas na pratica ele devera cumprir suas funções diferente, parcialmente, do que aprendeu.

De qualquer maneira, essa definição das funções de cada posição traz benefícios para jovens futebolistas em formação para potencializarem seu entendimento de jogo e melhorarem seu jogar, já no profissional esse entendimento ira ajudar apesar do jogador cumprir outras coisas, possivelmente, bem diferentes do que viu na base.

Uma analise interessante é a necessidade que os amantes do futebol vêem em, por exemplo, todo lateral apoiar bastante. Ora, esse lateral deve ter aprendido funções na base que passaram por "apoio" ao ataque etc, contudo, se esse "avanço" do lateral não estiver preconizado no modelo de jogo esse lateral simplesmente não ira avançar, não é uma questão de saber ou não e de ser bom ou ruim, é uma questão de respeitar e cumprir o modelo de jogo.

Nenhum comentário: