O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Adversários novos, problemas novos, soluções novas ou antigas?

Nas competições longas ( Brasileiro, Premier League, Ligue 1 etc) as equipes atuam a cada rodada contra times diferentes, esses times diferente possuem comportamentos diferentes, o que teoricamente exige respostas diferentes, afinal, não posso dar respostas iguais a perguntas diferentes, na prática a coisa muda, as respostas antigas/iguais podem e devem resolver problemas novos.

Se uma equipe tem de forma coesa e difundida (aberto fica nas entrelinhas), entre seus jogadores e comissão técnica, um determinado modelo de jogo, ela pode, deve e vai enfrentar qualquer adversário se valendo desse mesmo modelo de jogo e igualmente uma plataforma de jogo estabelecida, não precisando alterar praticamente nada. Vejamos o Barcelona, a equipe joga igual independente do adversário, todos já conhecem seus "pontos positivos/modelo de jogo" mas nem por isso conseguem vencê-lo, porque? O Barça consegue cumprir com excelência seu modelo de jogo, busca primeiramente o conhecimento interior como forma de se manter equilibrado na tentativa de desordem externa.

Não existe a possibilidade de equipes top apresentarem comportamentos diferentes em cada partida. O que pode haver é uma possivel mudança estratégica com base no contexto do modelo de jogo apresentado pelo adversário naquela partida em particular ou pela observação e estudo de comportamentos especificos da equipe adversária.

A resposta que fica, então, para a pergunta inicial é: Soluções antigas devem resolver problemas novos, contudo, não se deve abnegar adaptações paltadas num modelo de jogo e observação adversária, visando sempre a potencialização e eficácia do jogar de nossa equipe.

Nenhum comentário: