O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estrutura de Análise: M.United

No dia 08 de novembro fiz uma postagem sugerindo uma estrutura de análise para se avaliar um time em particular ou uma partida. Nesse mesmo post coloquei por cima cada item que deveria constar e uma breve explicação.

Hoje, então, assisti ao jogo que gravei da final da Liga dos Campeões, entre Barcelona e Manchester United, e preenchi os itens da estrutura de análise juntamente com um pdf que continha outros itens que me fizeram ganhar tempo, a autoria do pdf é do grupo CIEFUT da Universidade do Futebol e seus membros.

Segue abaixo a estrutura de análise do M.United:

PLATAFORMA TÁTICA

Plataforma Clássica: 4-4-2 ou 4-5-1 (Quem considerar que Giggs foi um atacante com Ronaldo é um 4-4-2 mas se considerar que Giggs fazia parte do meio campo é um 4-5-1).
Plataforma Fracionada: 4-4-1-1.

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA

Forma de marcação: Zonal.
Linha de marcação: Começou marcando na linha 1, depois predominou as linhas 3 e 4.
Tem algum tipo de organização defensiva (TOD) ? Fez pressing algumas vezes.

REFERÊNCIAS ESTRUTURAIS DE DEFESA

Contenção: A equipe não conseguiu evitar a progressão dos jogadores adversários, não conseguiu restringir as possibilidades de passes entre os inimigos, não conseguiu diminuir o espaço de ação ofensiva do portador da bola inimigo, não conseguiu evitar o drible, não impediu as finalizações e nem parou os ataques. Algumas vezes teve dificuldade para propiciar mais tempo para a organização defensiva.

Cobertura Defensiva: Conseguiu efetuar bem a cobertura defensiva, principalmente pela linha de 4 defensores.

Equilíbrio: Algumas vezes demorou para recuperar a bola. Conseguiu assegurar estabilidade defensiva na região de disputa da bola. Apresentou, algumas vezes, certas dificuldades para tirar a bola da zona de pressão e marcar evetuais jogadores que receberiam a bola.

Concentração: Conseguiu ter uma boa proteção defensiva sempre com um bom número de jogadores próximos ao portador da bola, no entanto, não conseguiu dimuir a amplitude e profundidade adversária e em alguns momentos deixou espaços livres, como no primeiro gol do Barcelona.

Unidade Defensiva: Conseguiu se defender em bloco. Manteve a estabilidade espacial e sincronia entre as linhas.Não conseguiu diminuir a amplitude e profundidade adversária. Conseguiu propiciar boa ocupação espacial e numerica próxima a bola. Não conseguiu obstruir linhas de passes.

REFERÊNCIAS ESTRUTURAIS DE TRANSIÇÃO DEFENSIVA

Balanço defensivo: 4/5 jogadores.
Proporção defensiva: 4 a 5 defendendo e 6 a 5 atacando.

ORGANIZAÇÃO OFENSIVA

Tipo de ataque: Ataque rápido, posicional e contra-ataque.

REFERÊNCIAS ESTRUTURAIS DE ATAQUE

Penetração: Não conseguiu cumprir bem o princípio, mas teve bom número de finalizações. As penetrações ocorreram de forma apoiada a partir do meio de campo, mas há dificuldades em avançar em direção a linha de fundo adversária, muitas vezes também optou por uma penetração advinda de bolas longas. Não conseguiu criar situações vantajosas espacial e numericamente.

Cobertura Ofensiva: Boa cobertura ofensiva no campo defensivo, o que não se estende aos outros setores do campo. Não conseguiu tirar a pressão sobre o portador da bola e faltou um pouco aproximação entre os jogadores.

Mobilidade: Bom cumprimento do princípio de mobilidade. Os jogadores de ataque sem a bola tentaram buscar melhores posicionamentos, a variabilidade de posições e um certa linha de passe em profundidade, algumas vezes criou espaços com esse princípio.

Espaço: Bom cumprimento do princípio do espaço, após a conquista da bola o afastamento de alguns jogadores ampliaram o campo efetivo de jogo, o que ocasionou as vezes espaços e melhores linhas de passes em profundidade e largura.

Unidade Ofensiva: A equipe conseguiu atacar em bloco. A equipe não conseguiu ter um deslocamento fácil para o campo de jogo ofensivo. A equipe não conseguiu diminuir o espaço de jogo adversário em seu campo defensivo. A equipe não conseguiu propiciar uma regular quantidade de jogadores próximos do portador da bola e conseguiu oferecer segurança ofensiva.

REFERÊNCIAS ESTRUTURAIS DE TRANSIÇÃO OFENSIVA

Balanço ofensivo: 2 jogadores.
Proporção ofensiva: 2 atacam e 8 defendem.

MODELO DE JOGO

Modelo Organizacional (M.O):

Organização Ofensiva
- Preza a circulação de bola com trocas curtas e rápidas de passes;
- Muitas vezes quando o portador da bola está pressionado ocorre o recuo da bola para defesa, para, então, reorganizar o jogo, o que gera uma circulação de bola neste setor de defesa;
- Opção pela alta exploração de profundidade e amplitude atráves de um jogos pelas laterais, o que se mostra relacionado a opção de jogo com dois extremos;
- Mostrou dificuldades na O.Ofensiva.Tentativas de passes longos dos defensores para o ataque, o que demonstra possiveis falhas na Cobertura Ofensiva e Mobilidade;

Organização Defensiva
- Alta compactação defensiva;
- Busca por pressionar e tentar criar vantagem númerica sobre o portador da bola;
- Marcação pouco incessante e pressionante;

Modelo Transicional (M.T):

Transição Ofensiva:
- Não há velocidade nem pressa para atacar;
- Privilegia-se a circulação da bola e tentativa de jogo pelas laterais, com uma boa eficácia de passes;
- Caso o portador da bola esteja pressionado não se exita o recuo de bola para o defensor ou goleiro;

Transição Defensiva:
- Tentativa de atacar a bola;
- Busca recompor o posicionamento de seus jogadores;

DINÂMICA DE JOGO

Dinâmica: A tentativa predominante é sair jogando pelas laterais com os extremos avançando ao ataque e aproximando-se de Giggs e Ronaldo. É preciso destacar também a boa flutuação das duas linhas, sempre compactas.

Adicional: Durante o ataque do Barcelona ao M.United que culminou no gol dos espanhois, a equipe inglesa possui 8 jogadores na defesa contra 4 dos catalães. Na jogada, Iniesta carregou a bola e passou no meio de Anderson e Carrick, em seguida, tocou a bola para Eto'o, o camaronês dominou, driblou o zagueiro Vidic e chutou antes do carrinho de Carrick obstruir seu chute. Dessa maneira, é importante perceber que mesmo tendo uma vantagem númerica de 4 jogadores, sem contar o goleiro, o Barcelona conseguiu trocar passe e fazer gol.

Nenhum comentário: