O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 14 de novembro de 2009

Como eu não sou cagueta...

Ouvindo os comentários da partida que está acontecendo agora entre São Paulo e Vitória, pela Série A do Brasileirão, tive mais um belo exemplo da incapacidade dos comentaristas e narradores esportivos. Vejamos a história:

O narrador, que eu não caguetarei, chamado Odinei Ribeiro, disse que o São Paulo tem três titulares sem poder jogar, devido a expulsão e cartões amarelos.

O comentarista que eu não vou caguetar, o nome dele é Wagner Vilaron, disse, então, que o São Paulo recebe muitos cartões e expulsões porque diferentemente dos outros times, que se defendem apenas com zagueiros e volantes, o São Paulo apresenta um sistema defensivo, ou seja, todos os seus jogadores efetuando marcação, e por todos os jogadores marcarem a equipe teria um alto indice de expulsões e cartões.

Pensemos então no que o comentarista disse, segundo o senhor Wagner Vilaron a maioria dos times de futebol não efetuam a marcação com todos os seus jogadores. Um absurdo total.

Sabemos que o futebol é um jogo de onze jogadores contra onze jogadores, a marcação se encontra um fato intrínseco do jogo, pois caso não houvesse marcação de todo um time em relação ao outro não seria cumprido um princípio geral do futebol o de não permitir a inferioridade numérica. Caso todos os jogadores de um time não marcassem o de outro , não seria cumprido os princípios táticos fundamentais da fase defensiva e nem os princípios operacionais. E mais, esse não cumprimento dos princípios gerais, operacionais defensivos e táticos fundamentais defensivos, geraria por consequencia um não cumprimento dos ofensivos, pois ambas as fases estão interligadas. E assim sendo, nem preciso dizer o que aconteceria, né? Derrota.

O que quero dizer é simples, não é anormal todo um time marcar o outro time, pelo contrário, isso é base do jogo de futebol, anormal seria se não ocorrese essa marcação.

Lamento ao senhor Wagner Vilaron, poderia ter dormido sem essa, ein negão?

Nenhum comentário: