O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 8 de agosto de 2009

O principio da amplitude

A plataforma de jogo e a amplitude DE ATAQUE

O principio da amplitude

Amplitude de ataque refere-se ao quanto “largo” é o ataque de uma equipe. Quando uma equipe tem um ataque pouco largo (figura 1) diz-se que ela tem pouca amplitude ofensiva. Quando é largo, diz-se que ela tem grande amplitude ofensiva.

A amplitude é um princípio de ataque que correlaciona-se com a melhor distribuição geométrica “horizontal” dos jogadores na ocupação do campo de ataque. A melhor distribuição possibilita mais jogadores próximos de regiões em que pode haver sobra ou disputa de bola. Indiretamente pode propiciar “descongestionamento” do corredor central do campo, já que jogadores adversários que devem marcar tal região acabam dividindo sua atenção entre essa região e os corredores laterais do campo.

O fato é que muitas equipes extremamente competitivas (podemos citar como exemplo Chelsea, Liverpool, Manchester, Barcelona, Milan) conseguem ter dinâmicas de ataque que apresentam grandes amplitudes (mesmo fazendo uso de plataformas diferentes).

A questão é que para cada plataforma (3-5-2, 4-4-2, 4-3-3, etc) são possíveis alternativas diferenciadas para se alcançar boa amplitude ofensiva. O 3-5-2, por exemplo, com a subida simultânea dos 2 alas abertos pode garantir boa amplitude, porém necessitará de uma estratégia apropriada para ter um bom balanço defensivo de meio campo e melhor posicionamento dos zagueiros para neutralizar contra-ataques adversários. O 4-4-2, com o paradigma do “se sobe um lateral o outro fica”, garantiria melhores amplitudes se um dos jogadores de meio entrasse “aberto” pelo lado oposto ao da bola para confrontar (ou num termo mais futebolístico: bater com) o lateral ou ala adversário (o que se repararmos bem, tem sido prática de uma ou outra equipe no Brasil e já até apareceu em alguns jogos da Seleção Brasileira). Nada impediria de subirem os 2 laterais ao mesmo tempo no 4-4-2. A única necessidade seria adequar a estratégia à plataforma. O mesmo vale para 4-3-3, 4-5-1, 3-6-1, ou qualquer outro.

O que acontece ee que, rever T.G.S., a partir do momento em que meu time tem um momento ofensivo muito amplo (boa amplitude) ele condiciona que os jogadores adversarios fiquem longe uns dos outros, ocasionando a criacao de espacos na defesa inimiga.

Essa criacao de espacos, por sua vez, possibilita penetracoes e ocupacoes de espacos valiosos (sem ocupacao?) por parte dos companheiros de equipe, a penetracao nesses espacos, por sua vez, propicia maiores e melhores oferecimentos de linhas de passe (que são importantes para a criação de um maior número de opções táticas ofensivas), facilita a ocorrência de situação de 1x1 (que se bem aproveitados podem render bastante) e por fim com quanto mais espaço e tempo a equipe/jogador tiver para atacar/agir, mais bem elaboradas poderão ser suas respostas as exigências e demandas da situação.

dificulta a marcacao?

se o inimigo marcar indivualmente pode ser bom ter um driblador para o xi

se a marcacao for a zona axo que nao cria problemas para ela, contudo, dependendo da disposicao dessa zona (se for em profunidade por exemplo) a ampitude adversario pode a complicar



prum time que joga em transicao ee bom ter ampitude?

se tem menos marcacao tem mais tempo e espaco para atuar e assim as resposta tendem a ser mais bem elaboradas

“Jogar bem aberto, utilizando os corredores laterais, cria espaços e condições para penetrações frontais e diagonais. Força,por outro lado, o oponente a se abrir também.”

Mas para que serve amplitude? É melhor ter maior ou menor amplitude durante um ataque? Essa não é uma resposta difícil, principalmente se pensarmos que o objetivo da movimentação ofensiva é abrir espaço na defesa adversária. Um ataque amplo faz com que os jogadores de defesa fiquem mais longe um dos outros, com mais espaço entre eles. Portanto, quanto maior a amplitude do ataque existe mais espaço na defesa adversária.

E quem devem ser os jogadores responsáveis por dar amplitude à equipe? Em uma visão superficial, poderíamos pensar que os laterais/alas seriam os principais responsáveis por manter este conceito, mas nem sempre isso é verdade. Em um sistema com apenas 2 zagueiros, por exemplo, pode ser que o lateral do lado oposto da bola não vá ao ataque, exigindo que outro jogador (um meia ou um atacante, por exemplo) faça com que a equipe ataque com boa amplitude. No 4-3-3, por exemplo, é muito comum que os atacantes atuem abertos e sejam os principais responsáveis por esta função, mesmo quando a bola está do outro lado do campo. Portanto, o conceito de amplitude depende de cada sistema de jogo, características dos jogadores e estratégia adotada pela equipe, entre vários outros fatores. O que não pode acontecer (apesar de ser muito comum) é atacar uma equipe compacta sem pensar em amplitude, pois isso trará muita dificuldade aos jogadores.

Nenhum comentário: