O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 9 de agosto de 2009

4-4-2 Losango x 4-4-2 Linha

A ESPN transmitiu hoje pela manhã a final da Supercopa da Inglaterra entre Chelsea e Manchester United, o time de Ferguson manteve a postura apenas trocando Nani por Ronaldo e os Blues desistiram do 4-3-3 ou 4-5-1 e se renderam ao 4-4-2.

Os Diabos Vermelhos mantiveram seu 4-4-2 em linha apenas com a adaptação de Nani como extremo esquerdo no lugar de Ronaldo, mesmo sem jogar tanto quanto o compatriota, o jovem jogador deu muito trabalho a defesa do Chelsea, ainda mais quando Evra subia para ajudá-lo nas jogadas, e impossibilitou, o jogo todo, do lateral Ivanovic subir, pois se o fizesse jogaria em suas costas.

A outra jogada nova e interessante do United foi o passe para Berbatov, que por sua vez abria para o lado direito atraindo a marcação e possibilitando a entrada em diagonal do winger Park. Fora isso o Manchester jogou como sempre.

Do lado do Chelsea a equipe mostrou um 4-4-2 losango que privilegia Lampard. Vejamos o time:

Os laterais do Chelsea tem uma constituição de bastante apoio, na direita Ivanovic teve que se conter, como já falado, mas na esquerda Ashley Cole teve muita liberdade já que Park não atacava em seu quadrante, marcação por zona, e sim pelo meio, dessa maneira Ashley ou se infiltrava pela esquerda tabelando com Malouda no estilo lateral ou avançava para servir Lampard, mentor da equipe.

No meio o volante Mikel joga retraido centralizado a frente da zaga fazendo a cobertura de Malouda e Essien. O também volante Essien faz muito bem toda a marcação pelo lado direito e também sobe, não sei se sempre faz isso, como uma espécie de lateral efetuando cruzamentos. O meia Malouda joga do lado contrário de Essien, conseguindo ter pegada na defesa e saindo rapidamente
lateralmente ou verticalmente, interagindo, principalmente, com o lat.esquerdo e o outro meia.

A frente dos outros três jogadores de meio Lampard joga sem posicionamento fixo nem obrigação em defender, quase um terceiro atacante, o que não quer dizer que não se posicione defensivamente para fechar espaços. O Chelsea tem em seu camisa 8 toda a função coordenativa ofensiva, a versatilidade do inglés da ao time a opção de acionar os atacantes, lateralizar com meias e laterais, tabelas 1-2 e chutes longos.

Como atacantes o time tem dois jogadores de presença de área, velocidade, bom posicionamento e finalização. Porém, percebi nesse jogo que a tentativa de ataque é Droba fazer a parede para Anelka finalizar, tocar etc, só que nenhuma vez isso foi acertado, ou o atacante errava o passe ou era interceptado.

Os dois times jogaram bem e mostraram categoria, particurlamente gostei do modo de jogo do Chelsea, que ainda pode ser melhorado, a equipe tem um esquema definido, interessantes variações e estratégias de jogo, consciência tática e joga bonito, o único defeito que posso e devo apontar são as tentativas, desde a temporada passada, excessivas do balão, ou seja, ligação direta entre setores, ainda mais porque existem jogadores no elenco com capacidade para trabalhar a bola e gerar uma excelente interligação de setores.

Nenhum comentário: