O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 2 de agosto de 2009

Dinheiro não é tudo!

Se tem comentado bastante sobre a inflação que o Real Madrid gerou no mercado de transferências, a equipe espanhola investiu aproximadamente 614 milhões de reais, as aquisições totalizaram três meias, dois zagueiros, um lateral e um atacante, na teoria, depois de tanto dinheiro investido o time deveria ser um esquadrão, na prática, entretanto, isso não "está" ocorrendo.

Os Galacticos jogaram em um 4-4-2 usando em cada "asa" um extremo, ou seja, mantiveram a "maneira" de jogar do seu astro Cristiano Ronaldo. A zaga madrilenha formada por Pepe e Metzelder é bastante fraca na marcação, desarme e posicionamento, deixando vasta liberdade de ação para o adversário.

O meia Drenthe foi improvisado na lateral esquerda, onde Marcelo deverá ser titular, e apesar de sua raça e participação no jogo peca pela limitação técnica e de dar continuidade as jogadas, já na lateral direita, onde a briga será entre Salgado, S.Ramos e Arbeloa, Miguel Torres se sagrou o pior em campo, pois apesar de passar todo o jogo atrás ainda comprometia o sistema defensivo.

No meio o Real ainda sofre com a falta de um 1ª volante ou um box-to-box, como diria Eduardo do blog Preleção, que vem prejudicando a equipe desde a partida em 2003 de Makélélé, tudo isso porque Florentino Pérez, presidente do clube, se recusa a pagar altos salários a jogadores defensivos. Dos dois volantes que atuaram Lassana Diarra é o único com pegada para marcação, tendo, porém, que ficar mais preso a defesa, coisa que não fez. Para acabar com esse problema os Brancos estão tentando a contratação de Xabi Alonso, o que seria uma excelente solução.

Na parte de cima do meio o time merengue tem Ronaldo na extrema direita e Granero na esquerda, havendo a inversão de lado constantemente, os dois atuaram muito bem, por não terem deveres defensivos possuem liberdade pra sempre tentar as infiltrações diagonais, cruzamentos para área e lançamentos para Rául e Benzema, mas ao meu ver o português ficou devendo os chutes de média-longa distância que executava no M.United. Acredito que esse opção pelos extremos é boa e deve permanecer, ainda mais quando Kaká começar a jogar.

De atacantes o Real tá bem servido e dispensa comentários. Raúl, apesar da idade, é um craque, sempre habilidoso e oportunista, e Benzema é um talento crescente, possui muita velocidade, o que é inerente aos meias que irá trabalhar, e poder de finalização.

Os problemas da equipe de Madrid se concentram em seu setor defensivo e de meio campo, os de ordem de lateral e zagueiros é possivel que se resolva apenas com trocas como Arbeloa por Miguel Torres ou Albiol por Metzelder, já em relação ao meio precisa-se de volantes que saibam marcar. É importante ressaltar uma coisa: Toda equipe que contrata muito normalmente é desorganizada e tem um elenco fraco. É por isso que o Real contrata tanto e o Barça faz apenas pequenas mudanças.

Nenhum comentário: