O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 2 de agosto de 2009

Ctrl C + Ctrl V

Depois que o Barcelona foi campeão de tudo usando o 4-3-3, os times, inspirados no Barça, estão achando que é só copiar o modo de jogo e terão sucesso, um exemplo foi a Juventus contra o Real Madrid, em um jogo válido pela Copa da Paz.

As diferenças do esquema implantado por Ciro Ferrara na Juve para o do time espanhol já começam nas laterais, enquanto no Barça o apoio do lateral direito Daniel Alves é livre e fundamental, na Zebra os dois laterais são bem contidos e pouco apoiam e quando um sobe o outro fica.

No meio de campo o Barça usa dois meias e um volante formando um meio em forma de triângulo invertido, já na "La Vecchia Signora" se usa dois volantes, Tiago e Felipe Melo, e um meia, Camoranesi, sendo o meio em linha. Já que Camoranesi o único meio ele se torna o centro do time dando início, armando ou participando de quase todas as jogadas.

Esse 4-3-3, no entanto, funciona com as idas e vindas do "atacante", se é que é essa a nomenclatura correta, Giovinco. Cabe ao jovem Giovinco voltar pra pegar a bola e dividir a responsabilidade da criação ofensiva com Camaronesi, sendo estes dois sempre dependentes, também, de um movimentação de um dos volantes. Esse papel de Giovinco lembra bastante o de Messi na final da Liga dos Campeões, onde o argentino atuou próximos aos meias sem se desligar de ser atacante.

No setor final também temos diferenças, no time catalão cada atacante tinha seu lado, já a Juventus alterna a toda hora Amaury e Del Piero de lado, além de que os pontas neste esquema, diferentemente de tudo que já tinha visto, não acompanham os laterais, simplesmente não marcam.

Essa cópia que os italianos tentaram fazer saiu, infelizmente, mal feita. A equipe preza muito pelo defensivismo, mantendo boa parte do tempo a zaga, os laterais e volantes presos a defesa, além de ficar com apenas a arma de esperar Camoranesi ou Giovinco acertarem um lançamento ou coisa do tipo para a dupla de ataque ter alguma oportunidade, o que cadência e priva negativamente a equipe.

Acredito que com a titularidade de Diego, ex-Werder Bremen, saia um dos volantes, no caso Tiago, e aí o time já começa a se acertar mais, pelo menos a intenção do treinador é boa. Se possivel analisarei a final da Copa da Paz entre Juventus e Aston Villa.

Nenhum comentário: