O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 1 de agosto de 2009

Antes e Agora

Depois de mais de 2 meses sem postar algum verdadeiro conteúdo no blog, eis que assisti ontem, no canal Esporte Interativo, a disputa da semifinal da Audi Cup entre Bayern de Munique e Manchester United. Aqui vai a análise:

Se compararmos o time do Bayern de Munique no final do Campeonato Alemão e nesse inicio de pré-temporada, onde a equipe está disputando a Audi Cup, será perceptiveis importantes mudanças.

Na figura abaixo você verá o Bayern no final da Bundesliga:

Agora, observe a próxima imagem, que retrata o time alemão no momento:

É interessante observar que antes a opção de saída de jogo era somente com o lateral Lahm, que jogava pela esquerda, hoje essa realidade mudou e passou a haver um equilibrio pela preferência hora de Lahm, hora de Braafheid.

A outra alteração foi pelo fim dos extremos, que desenhavam o meio em duas linhas de dois, e pela adoção dos dois meias mais centralizados, com isso o meio de campo virou um quadrado, embora o esquema, 4-4-2, tenha se mantido. Como o Bayern perdeu os wingers, Ribéry e Schweinsteiger, que davam profundidade a equipe agora a incubência da função é dos laterais.

E me pareceu, nos menos de 40 minutos que vi o jogo entre Bayern e M.United, que exatamente pelos laterais ficarem com a responsabilidade de dar profundidade que pecaram em voltar e fechar a defesa, exemplo disso foi a facilidade que teve Nani, pela esquerda, em criar jogadas e oportunidades, tendo, inclusive, deslocado várias vezes Tymoshchuk do seu "lugar de origem".

Se lá atrás a coisa não estava boa do meio para frente só piorou, o volante Tymoshchuk cobria os dois laterais enquanto Altintop estava fazendo o papel de movimentação e criação dos meias, não sei como jogava Alexander Baumjohann, mas Schweinsteiger é mais velocista do que "criacionista" e essa nova função, pelo menos nesse jogo, definitivamente não deu certo.

Obviamente o meio campo em quadrado não é o motivo do não funcionamento do esquema, a falha, talvez, seja querer adaptar um jogador a uma coisa que não consegue fazer, com uma possivel perde de Ribéry a coisa se complicaria ainda mais.

Claro que sei que esse time do Munique ainda está passando por transformações, independente da volta do fracês Ribéry o esquema deverá ter uma mudança devendo voltar até mesmo ao da temporada 08/09. Também não pode ser descartada a possibilidade de um 4-3-3, pois o Bayern de Munique está com Mario Gómez, que custou 30 milhões de euros, Klose e Luca Toni. Ou Louis van Gaal vai ousar e colocar três centroavantes para jogar, o que é arriscado e não acho que deva dar certo, ou terá que fazer aqueles revezamentos como Ferguson faz no United.

Nenhum comentário: