O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Futebol: um jogo desportivo coletivo

O futebol ee uma modalidade desportiva inscrita no quadro dos designados jogos desportivos coletivos (JDC).

As modalidades incluidas neste grupo de desportos possuem um sistema de referencia com varios componentes, no qual se integram todos os jogadores e com o qual se confrontam constantemente, e sao configuradas a partir de situacoes motoras de confrontacao codificada, reguladas por um sistema de regras que determina a sua logica interna.

Os JDC caracterizam-se, entre outros fatores, pela aciclicidade tecnica, por solicitacoes e efeitos cumulativos morfologico-funcionais e motores e por uma intensa participacao psiquica. Na medida em que as acoes de jogo se realizam num contexto permanentemente variavel, de oposicao e cooperacao, o fator estrategico-tatico assume uma importancia capital.

O problema fundamental dos JDC pode ser enunciado da seguinte forma: numa situacao de oposicao, os jogadores devem coordenar as acoes com a finalidade de recuperar, conservar e fazer progredir a bola, tendo como objetivo criar situacoes de finalizacao e marcar gol ou ponto.

As equipes que se defrontam formam dois coletivos que planificam as suas acoes e agem atraves de comportamentos sempre determinados pela relacao de contraste: ataque-defesa ou defesa-ataque.

As situacoes que ocorrem no contexto dos JDC devem ser entendidas como unidades de acao que possuem uma natureza complexa, decorrente nao apenas do numero de variaveis em jogo, mas tambem da imprevisibilidade e aleatoriedade das situacoes que se colocam ao jogador e as equipes.

Sendo os JDC atividades ferteis em acontecimentos cuja frequencia, ordem cronologica e complexidade nao pode ser determinados antecipadamente, aos jogadores ee requerida uma permanente atitude estrategico-tatica.

varios autores tem sustentado que a construcao do conhecimento em futebol se deve edificar a partir de perspectivas que se focalizem na logica interna ou natureza do jogo.

A logica interna do jogo ee o produto da interacao continua entre as principais convencoes do regulamento e a evolucao das solucoes praticas encontradas pelos jogadores, decorrentes das suas habilidades taticas, tecnicas e fisicas.

Para teodorescu, a relacao da logica didatica com a logica interna do jogo, ee uma das tarefas mais importantes e mais complexas que se colocam ao nivel dos JDC, pelo que a analise do jogo se deve processar a partir da estreita relacao entre o conteudo do jogo e a estrutura da atividade, expressos na performance individual e coletiva.

este entendimento vem na linha do ja expresso por ferreira e queiroz, segundo os quais a identificacao, a definicao e a caracterizacao das fases, componentes e fatores de competicao sao aspectos que viabilizam a conceptualizacao do modelo de treino.

de acordo com frade, o estudo do conteudo do jogo vem adquirindo uma importancia crescente, na medida em que se tem reconhecido que a compreensao da estrutura microscopica do jogo ee uma das chaves para a sistematizacao do universo teorico e metodologico deste JDC.

Castelo refere que da reflexao conceptual do jogo de futebol emerge a necessidade da construcao e unificacao de um modelo tecnico-tatico do jogo, de forma de definir a sua logica interna, a partir da observacao e analise das equipes mais representativas de um nivel superior de rendimento.

contudo, a unanimidade registada por diversos autores, no que concerne a necessidade de descodificar a(s) logica(s) que preside(m) ao desenvolvimento do jogo de futebol, esbate-se quando os mesmos procuram qualificar este JDC.

Os JDC podem ser alvo de uma pletora de qualificacoes, cujas diferencas devem ser atribuidas as referencias utilizadas. com base nas perspectivas de varios autores o futebol pode ser considerado um jogo de:

- grande terreno
- territorio
- alvo oposto
- alvo convergente
- alvo vertical
- participacao simultanea
- cooperacao/oposicao
- oposicao/cooperacao
- oposicao direita
- invasao
- interpenetracao, ou espaco comum
- interacao cooperativa com especializacao de funcoes
- interacao competitiva com intervencao direta sobre o adversario
- luta direta pela posse da bola
- circulacao da bola
- repulsao da bola

porque decorrem de diferentes referencias, estas qualificacoes, quando confrontadas, geram diferentes categorias de problemas. nessa medida, embora salvaguardando a sua importancia e pertinencia relativas, pode dizer-se que nao tem identica ressonancia ao nivel dos processos de ensino e treino no futebol, nem da avaliacao da prestacao dos jogadores e das equipes na competicao.

contudo, constata-se uma prevalencia de qualificacoes configuradas a partir da dimensao estrategico-tatica, nomeadamente, da utilizacao do espaco (comum ou separado), da forma de participacao dos intervenientes (simultanea ou alternada), da forma de disputa da bola (luta direta ou indireta), das trajetorias da bola (troca ou circulacao da bola) e da natureza do conflito (oposicao, cooperacao/oposicao) ou forma de interacao dos atletas.

o futebol ee um jogo entre duas equipes. quando uma delas detem a posse da bola, tenta ultrapassar a oposicao dos adversarios no sentido de se aproximar da baliza, rematar e marcar gol. por sua vez, a equipe que nao possui a bola procura impedir a progressao e os remates dos adversarios, ao mesmo tempo que tenta apoderar-se da bola para atacar.

trata-se de uma luta incessante pelo tempo e pelo espaco, dentro dos constrangimentos impostos pelo regulamento, no sentido de que sejam realizadas as tarefas pretendidas. deste modo, as acoes que ocorrem durante o jogo nao sao divididas equitativamente entre as duas equipes eque se defrontam. as posses de bola, por exemplo, nao sao atribuidas em igual proporcao a cada uma das equipes, embora as posses de bola conquistadas por uma equipe corresponda igual numero de perdas de bola registado pela equipe contraria.

mais recentemente, franks e mcgarry incluiram o futebol nos designados jogos dependentes do fator tempo-time-dependent, por contraste com os jogos dependentes do fator resultado-score-dependent, como o voleibol e o tenis.

os desportos dependentes do fator tempo sao interativos e tendem a integrar cadeias de acontecimentos descontinuos, implicitamente relacionados, nao apenas com os acontecimentos antecedentes, mas tambem com as probabilidades de ocorrencia de acontecimentos subsequentes, considerada a sua aleatoriedade.

estes pressupostos tem conduzido a que, no treino dos JDC, se recorra a exercicios que porvoquem uma mobilizacao importante da atencao e um aumento da carga perceptiva. tal estrategia de intervencao, ao induzir nos jogadores a construcao de memorias mais versateis. materializadas num aumento da significacao e da capacidade de discriminacao das informacoes percebidas como mais uteis ou pertinentes, permiti-lhes alargar o seu espectro de respostas e prepara-os para enfrentar situacoes imprevistas.

dada a complexidade do jogo, nas suas diferentes fases, as competencias para jogar decorrem dos imperativos ditados pela necessidade de, face a descontinuidade e aleatoriedade das acoes, encontrar as respostas mais adequadas a diferentes configuracoes.

o futebol ee um JDC que ocorre num contexto de elevada variabilidade, imprevisiblidade e aleatoriedade, no qual as equipes em confronto, disputando objetivos comuns, lutam para gerir em proveito proprio, o tempo e o espaco, realizando, em cada momento, acoes reversiveis de sinal contrario (ataque <---> defesa) alicercadas em relacoes de oposicao <---> cooperacao.

deste tipo de conflitualidade decorre um forte pendor estrategico-tatico que emerge como fator capital no comportamentos dos jogadores e das equipes.

2 comentários:

Tiago Wakabayashi disse...

Já tentou jogar Football Manager? Pq eu queria opinião de alguém letrado em tática aplicando as mesma nesse simulador e ver as análises. Se quiser, eu posso ajudar em qualquer aspecto do jogo que você não entender. To querendo voltar a jogar o 2007 pois tenho um save com o sport recife recheado de jovens craques sul americanos, todos de seleções e consegui classificar o Peru em segundo lugar para as Olimpiadas de 2012 (por pouco n ganho do brasil)

João Henrique T.L.C disse...

Tudo Bem, Tiago? Já ouvi falar do Football Manager sim, mas nunca cheguei a jogar. Atualmente, estou um pouco ocupado e o Cartola FC é bom porque exige pouco tempo de dedicação.
Semana passada, joguei Winning Eleven contra um amigo meu e fracassei, escolhi o Manchester e editei os posicionamentos para ficar da melhor maneira que já vi o time jogar, acabei perdendo de goleada rsrs, o problema não foi nem o time mas sim a falta de prática que tenho em videogames. Abraços