O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Entrevista com Vovô inaugura novo Projeto do Blog

Fiz uma entrevista com meu avô, abordando principalmente as táticas e como elas funcionavam antigamente. Com essa entrevista inauguro aqui no blog o Projeto Esquemas Táticos Antigos e Modernos, vou tentar prosseguir esse projeto postando regularmente sobre o tema, para quem sabe chegarmos a alguma ou algumas observações acerca do assunto.

Só gostaria de ratificar que a entrevista foi muito boa em relação a conteúdo, então mesmo para quem não goste de táticas descobrirá interessantes curiosidades.

Entrevista com Vovô:

Pergunta: Atualmente, as equipes, em geral, tem como esquema principal o 4-4-2, antigamente, na década de 50 e 60, qual era o esquema predominante?

Resposta: Defesa ficava na defesa e ataque ficava no ataque, ou seja, funcionava assim: Goleiro, dois becks (zagueiros), dois halfs (laterais), um center half (Volante), dois meias, um ponta direita, um ponta esquerda e um centre four (atacante central).

Pergunta: O esquema seria então uma espécie de 5-0-5, 2-3-2-3 ou 2-3-5?

Resposta: Sim, exatamente.

Pergunta: Como funcionava a marcação nesse sistema?

Resposta: Os halfs direito e esquerdo marcavam o ponta do seu setor, o center half marcava o ponta central e os zagueiros pegavam os meias quando eles subissem.

Pergunta: Como assim, quando eles subissem? Quer dizer que os meias poderiam ir para a defesa?

Resposta: Ir para a defesa propriamente não, mas os meias direito e esquerdo eram os jogadores que corriam mais, eles poderiam se posicionar até a linha central do campo e posteriormente avançarem.

Pergunta: Os halfs equivalem aos laterais, e os laterais, hoje, normalmente, são importantes na ofensividade da equipe, os halfs também eram?

Resposta: Não, os halfs ficavam presos a defesa e por isso não apoiavam, o que poderia existir é uma liberação dos halfs pro ataque em conseqüência de uma estratégia de jogo, o mesmo acontecia em relação ao center half.

Pergunta: Quando você fala: "Defesa ficava na defesa e ataque ficava no ataque", eu posso levar isso exatamente ao pé da letra?

Resposta: Claro, a base era a defesa se manter na defesa e o mesmo no ataque, logo os ataques eram uma briga de cinco contra cinco.

Pergunta: O Barcelona joga com dois pontas, é normal vermos Messi acompanhar o lateral adversário o marcando, isso poderia acontecer antigamente?

Resposta: Não, poderia sim haver um recuo dos pontas ou meias, só que era mais para congestionar a defesa, eles jamais acompanhariam os halfs.

Pergunta: Voltando ao tema ataque e defesa... Quando você coloca que a defesa, por exemplo, só ficava na defesa, me pareceu que o jogo era algo bem estático, minha ideia procede?

Resposta: Por um lado sim e por outro não, os jogadores da defesa avançavam sim, mas não como hoje, e o que acontecia que se poderia considerar estático era o espaço que se tinha para trabalhar a bola.

Afirmação do entrevistado: A marcação se dava pelo número da camisa, número esse que também representava a função do jogador. Alguns treinadores mais capiciosos inclusive usavam isso como estratégia de jogo.

Pergunta: Marcar pelo número da camisa é uma pura demonstração de marcação individual, posso considerar que a marcação predominante era a individual?

Resposta: Não, pelo contrário, a marcação naquela época se dava mais por zona do que individual, no conceito a marcação era individual, mas na prática era por zona, porque onde a bola estava congestionava de defensores, a marcação também dependia do desenrolar do jogo.

Pergunta: Tá, mas o que você citou não caracteriza a marcação por zona.

Resposta: Mas era sim por zona, o half esquerdo só atuava na esquerda bem como o direito na direita, a diferença era no center half que pendia para o lado da bola.

Pergunta: Como você disse o time atacante possuia cinco jogadores atacando e o defensor cinco se defendendo, se Garrincha era o meia de um time "X", ele simplesmente driblava dois ou três defensores e dava vantagem númerica de dois ou três homens, ou seja, um cara como Garrincha era certeza de haver gol.

Resposta: Sim, ele fazia isso na Copa de 58, depois era só soltar a bola pra Vavá, que era um senhor centroavante, e já metia prol gol.

Pergunta: Poderiamos dividir o futebol antes do treinamento fisico (f.a.t.f) e depois do treinamento fisico (f.d.t.f)?

Resposta: Sem dúvida, por isso que se fala futebol arte, a época do futebol que se tinha condicionamento fisico e posteriormente juntou-se os dois e o produto foi o futebol tático.

Comentário do Entrevistado: O futebol era futebol arte, porque o cara que era habilidoso com a bola fazia miséria, hoje o cara habilidoso vem uns quatro em cima dão lhe um rapa jogam ele pra fora do jogo e acabou, isso é condicionamento fisico, antigamente os habilidosos tinham espaço para trabalhar a bola, por isso se destacavam.

Comentário do Entrevistado: A diferença entre o futebol sulamericano e o europeu, nas décadas anteriores a 70, era que o futebol europeu já era correria, eles possuiam então um condicionamento fisico que o sulamericano ainda não tinha, porque eles eram bem alimentados, já os brasileiros e sulamericanos, de um modo geral, eram todos pobretões, acabou que a alimentação exerceu papel muito importante na conquista de titulos.

Pergunta: Quando que começou a preocupação com as táticas no futebol?

Resposta: Não é que começou, sempre teve, futebol desde quando ele foi inventado ele tem os esquemas, só que os esquemas evoluiram junto com o condicionamento fisico, a partir do momento que se tinha condicionamento se deu inicio a uma maior povoação de setores, fato que congestionou o campo que anteriormente era aberto. O futebol arte jogava e deixava jogar, o futebol força não tinha habilidade nenhuma, somente condicionamento, e hoje o futebol é de sistema.

Pergunta: Se já existia todos os esquemas, porque ninguém os usava?

Resposta: Porque não existia condicionamento fisico, embora todos os esquemas fossem conhecidos não se podia aplicar, pelo fato das táticas dependerem do condicionamento fisico.

Pergunta: Quando que se iniciou então a aplicação de diversos esquemas de jogo?

Resposta: Acho que foi após o condicionamento fisico, meados de 70 e inicio de 80. Com o inicio do uso de variados esquemas de jogo e condicionamento fisico, também houve uma maior profissionalização do futebol, que antes era extremamente amador.

Espero que tenham gostado da entrevista, até o próximo post do Projeto!

Nenhum comentário: