O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 24 de maio de 2009

Como deverá ser a final da Liga dos Campeões?

A final da Liga dos Campeões, entre Barcelona e Manchester United, será quarta-feira, de um lado teremos uma equipe que utiliza um futebol bonito e ao mesmo tempo tático, do outro estará um time pragmático, que varia facilmente de esquema e jogadores e "joga apenas para ganhar". Nesse post tentarei prever como será esse Duelo de Titãs.

O Barcelona deve utilizar seu tradicional 4-3-3, que vem sendo aplicado em toda a temporada, antes de começar a análise é importante destacar que o clube catalão terá as baixas de: Daniel Alves, Abidal e Rafael Marquéz; Iniesta e Henry ainda não se sabe se terão condições ou não de jogar.

Sem abidal é possivel que Guardiola improvise, como já fez outras vezes, Puyol na lateral esquerda, com isso Touré deve vim para a zaga e Sylvinho, que é lateral esquerdo de origem, vem para a direita. Com Touré na zaga Busquets fica como volante, Xavi mantém-se como meia direita e na esquerda se Iniesta estiver em condição joga, caso contrário quem deve entrar é Keita. Na frente Messi na ponta direita, Eto'o de atacante central e na ponta esquerda caso Henry não jogue pode entrar Bojan, Hleb ou Gudjohnsen. Vamos agora a explicação:

Abidal é um lateral-zagueiro, praticamente passa o jogo todo sem apoiar, logo Puyol pode cumprir facilmente essa função, inclusive já cumpriu, Sylvinho apesar de ser lateral esquerdo jogará na direita porque no Barça o lateral direito precisa apoiar, pois o jogo se desenrola por esse setor, nas triangulações entre Daniel Alves - Xavis - Messi, logo na ausência de Alves Sylvinho cumprirá esse dever ofensivo.

Piqué deve ficar responsável pela marcação do único atacante do Manchester, liberando Touré para cobrir Sylvinho, visto que Rooney deve jogar nas costas do lateral, ficar "atento" a Cristiano Ronaldo e consertar qualquer falha de marcação.

No meio Busquets marcará o homem a frente das duas linhas de quatro e Iniesta e Xavi pegaram os volantes pouco habilidosos de seus setores. Messi e o ponta esquerdo, que não se sabe quem será, ficarão responsáveis por manter presos os laterais apoiadores Evra e O´Shea, aliás, a linha defensiva do Diabos deve ficar praticamente presa devido aos três atacantes.

Jogando dessa maneira o Barça consegue segurar os pontos fortes do Manchester: O extremo direita inglés sempre baterá com Puyol fixo, já o extremo esquerdo poderá bater com o lateral ou com o zagueiro da sobra, um zagueiro pegará um atacante, os dois volantes bretões terão a marcação de dois meias eficientes, Cristiano Ronaldo, se jogar pelo centro, será marcado por Busquets e posteriormente por Touré, e os avanços da defesa inglesa serão contidos pelo trio de atacantes.

Essa disputa, realmente, promete, ambos os times com defesas fortes, o Barça jogando detendo em média 70% a bola, o Manchester apostando tudo nos seus contra-ataques mortais e num jogo de se fingir de morto para depois dar o bote.

É claro que, esse post nada mais é do que especulação, afinal não sei quais serão as escalações e opções de ambos os treinadores, no entanto, fiz uma especulação que considero válida, afinal o jogo pode ser algo bastante parecido com o que tratei aqui. Sim... E só para não esquecer, eu aposto no Barcelona para vencer a Liga dos Campeões, caso Iniesta esteja recuperado e possa jogar, do contrário aposto todas as fichas no Manchester!

Nenhum comentário: