O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 4 de abril de 2009

A zebra das eliminatórias da América do Sul

O Chile até agora vem sendo a boa surpresa das eliminatórias da América do Sul, com 20 pontos conquistados tem somente 1 a menos que o Brasil, se manter esse ritmo vamos ver essa equipe de porte "médio" jogar contra os grandes do futebol.

A seleção chilena se traçou em um 4-3-3 ou 4-1-2-3. Na zaga que não foi muito testada devido a fragilidade ofensiva do Peru têm a esquerda Gonzalo Jara e a direita Waldo Ponce - uma dupla que atua no futebol da América do Sul.

Na lateral esquerda está Cereceda e na direita Isla, o Chile usa pouco as laterais para atacar, pois quem efetua essa função são os meias, é delegado aos laterais a função de impossibilitar o avanço adversário e de fazer a bola chegar aos dois meias de ligação - que jogam adiantados.

O meio do Chile é um triângulo, onde Carmona atua na ponta de baixo de forma centralizada dando cobertura a Matias Fernandez e Beausejour - quem jogam na parte de cima do triângulo. É Matias Fernandez - jogador do Villarreal - quem dá criatividade e organiza as jogadas ofensivas, seu companheiro Beausejour está mais pra lhe auxiliar do que pra outra coisa.

Não sei se porque o adversário enfrentado foi o inofensivo Peru, mas o Chile utilizou três atacantes, onde as jogadas giram em torno de dois deles. Sánchez é um ponta-de-lança direito e Mark González faz o mesmo na esquerda, no meio dos dois se encontra um homem de referência - Suazo.

Quando Sánchez tem a detenção da bola vai até a linha de fundo pra buscar um cruzamento ou lançamento pra área, - onde estará dois dos atacantes, os meias e talvez até algum dos laterais - o mesmo ocorre com González pelo outro lado. Se os pontas estiverem mais recuados quem faz esse papel são os laterais, a outra variação de ataque do Chile é a jogada vertical com Matias acometendo e Suazo fazendo a parede pro chute do camisa 14.

Um detalhe curioso dessa equipe chilena é o seguinte: possui 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, gols pró 17 e gols contra 14, qual a conclusão que tiramos disso? Que o Chile entra com tudo sempre, pois seu número de vitórias e derrotas são quase os mesmas, seleções que perderam 4 vezes como o Chile estão em 6º e 7º lugares, também percebemos pelo seu saldo de gols que ela tanto faz gols quanto leva na mesma proporção, ou seja, joga relativamente aberta. E uma última informação, das 6 vitórias 4 ocorreram fora de casa.

Vai superar essa equipe quem tiver uma defesa consistente e um time calmo para jogar, pois acredito que levando um ou dois gols o time - do Chile - se abra mais ainda, dando oportunidade a ampliar o placar.

Nenhum comentário: