O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Será que tem explicação?

Os argentinos aplicaram uma goleada de 4 a 0 na Venezuela com direito a show de Messi. Contra a Bolivia que está em penúltimo lugar se esperava outro show, e vimos realmente um show... dos bolivianos, nesse post vou tentar explicar como se deu essa inesperada derrota.

Na partida passada Maradona optou por um 3-4-3, nessa ele pôs em uso um 4-4-2 ou 4-4-1-1, como prefiram. Os zagueiros passaram a ser Heinze - a esquerda - e Demichelis - a direita. Zanetti veio pra lateral direita e Papa atuou na esquerda.

Mascherano, Gago e Maxi mantiveram a composição do meio, que teve a saída de Gutierrez e a entrada de Lucho González. Maxi fez a função de Gutierrez e Lucho a de Maxi. Messi que havia atuado de atacante no jogo passado se moldou agora entre o atacante - Tevez - e os meias, mas manteve seu cumprimento de criar as jogadas de ataque.

Quando vemos um placar elástico como esse tendemos a achar que a partida foi dominada pelo time vitorioso, porém, nessa partida isso não ocorreu, apesar do "chocolate" boliviano os argentinos mantiveram - se no mesmo patamar de seu adversário.

A Bolivia teve um geral de 23 chutes, - contra 8 dos argentinos - 14 - 10 no 1º Tempo - acertaram o gol dos "hermanos", o que dá uma média de 60% de acerto. 23 chutes é muita coisa, como que a Bolivia conseguiu tudo isso?

O time Boliviano adota a mesma tática do Equador por exemplo, eles pressionam muito durante o 1º Tempo, - principalmente nos 20 primeiros minutos por estarem repousados - visam um jogo lateralizado rápido buscando o cruzamento ou o chute de fora da área - já que na altitude a bola é mais veloz e pode surpreender o goleiro.

É claro que a seleção boliviana teve seus méritos na vitória, mas a equipe de Maradona também facilitou, veja uma síntese dos erros - ou dificuldades - dos argentinos: A altitude, La Paz tem 3.600 metros de altitude, é fato que toda essa altura causa um cansaço muito maior no jogadores, - que por isso rendem menos no 2º Tempo - outro problema da altitude é a bola mais rápida, e até pegar o ritmo da bola pode demorar.

Por não pegar o tempo da bola a equipe errou muitos passes, o que fazia a Bolivia ter posse de bola e jogar no campo argentino, isso então desencadeia um adiantamento da marcação boliviana que diminui os espaços, acuados sem conseguir trabalhar a bola os hermanos tentam os balões pro ataque - que em sua maioria são mal sucedidos. O maior erro todavia foi o péssimo posicionamento da defesa e a demora pra se recompor, por esses 2 erros aconteceram 5 dos 6 gols. A Argentina mostrou que sua defesa é frágil e não sabe marcar, levando gols estando em vantagem númerica de jogadores.

É complicado julgar pois as condições de jogo da Bolivia não são normais, mesmo assim acredito que Maradona precisa prestar atenção nessa defesa e a consertar taticamente, senão o excelente time argentino se transformará numa grande desilusão.

Nenhum comentário: