O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Manchester possui graves problemas no meio de campo

O Porto arrancou um excelente empate contra a equipe do Manchester, a decisão agora vai ser resolvida no estádio Dragão em Portugal, apesar dos Diabos vermelhos terem um time mais forte podem ser surpreendidos já que os portugueses têm um bom time e jogam em casa.

Na partida desta terça-feira no Old Trafford o Manchester entrou em campo no 4-3-2-1. Com a contusão do zagueiro Rio Ferdinand o jovem Evans ocupou seu lugar e formou dupa com Vidic. O quarteto ofensivo do Porto - Lucho, Cristian, Hulk e Lisandro - deu muito trabalho a defesa, o Dragão atacava prioritariamente pela direita - onde se posicionavam Lisandro e Lucho - com Cristian organizando os contra-ataques rápidos e mortais.

As investidas aconteciam pela direita porque neste setor a defesa inglesa era mais vulnerável, o lateral esquerdo Evra jogou avançado o que proporcionou todas essas jogadas em suas costas, o mesmo acontecia com O'Shea - que é muito lento - em menor intensidade - como por exemplo o gol do Porto aos 44 minutos do 2º Tempo.

A linha de três no meio-campo foi composta pelos volantes: Scholes, Carrick e Fletcher, posicionados respectaviamente a esquerda, pelo centro e a direita.

Scholes ficou mais próximo a defesa ordenando a saída de bola, - saída essa que o Porto pressionou o jogo todo e marcou um gol no erro de Ronaldo - Carrick atuou em um quadrado no meio de campo, - onde se dividia entre auxiliar Scholes e Fletcher - enquanto que Fletcher tentou dar uma de winger direito - agregado a O'Shea eles povoaram e fortificaram bem o setor, visto que o jogo do Manchester se concentrava mais pela esquerda. Contudo os três volantes erraram principalmente em não dar uma coberura decente aos laterais nem marcarem adequadamente - fato que comprometeu a defesa.

Na meio entre a linha de três e os atacantes, posicionavam-se pela esquerda Ronaldo e Park. Ronaldo mais como um winger esquerdo - entrando em diagonais- e Park como um meia-atacante sem criatividade quase colado em Cristiano. Roney mostrou a categoria de sempre, fazendo o gol e dando um passe de calcanhar de costas para Tevez fazer o segundo.

A fragilidade com a qual atuou a defesa vermelha se evidência com os chutes do Porto, - um total de 18, obrigando Van der Sar a fazer 6 defesas, contra 14 oportunidaes e 7 conclusões dos bretões, vale salientar que o Porto aproveitava muito os chutes de fora da área - que ficava somente com Hulk no ataque e possuia uma única arma - os contra-ataques rápidos.

Apesar do Manchester ter possuido 62% da posse de bola não conseguiu trabalhar as jogadas, pois só ficava tentando os erronêos cruzamentos na área para ninguém, a equipe precisava ter tido um homem de aproximação - como Gerrard no Liverpool - e alguém para jogar junto com esse homem, - além do atacante - Cristiano que faz essa função de aproximação não estava inspirado e Park demonstrou porque não merece jogar no Manchester, talvez se Giggs tivesse sido titular no lugar de Park desde o inicio a coisa pudesse ser diferente.

Eduardo Cecconi do blog Preleção já citou como está confuso os esquemas de Alex Ferguson e eu ratifico, acho que o principal detalhe que deve - ou deveria - ser corrigido é o meio de campo, que considero que não cumpre dois papeis básicos: Ser ofensivo e defensivo. Uso novamente o exemplo do Liverpool, que considero ter excelentes meias.

Atualização:
Declaração do goleiro Edwin Van der Sar sobre o jogo contra o Porto: "Não tomamos grandes gols do adversário. Temos que resolver estes problemas na defesa e nos concentrar. Tivemos sucesso por muito tempo nesta temporada e temos que recuperar a antiga forma".

Nenhum comentário: