O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fesrguson inventa, corrigi, quase peca...Mas no final deu tudo certo!

Essa análise vem complementar a da partida de ida do jogo entre Manchester United 2 x 2 Porto. No duelo de hoje Sir Alex Ferguson inovou o modo de jogar, corrigiu alguns erros da primeira partida e arriscou em se contentar com o 1 a 0.

O Manchester entrou em campo no 4-4-1-1, usando um 4-4-2 britânico e tendo um losango entre os volantes e Ronaldo. A zaga teve a volta de Ferdinand o que trouxe nova confiança, pois Evans não está preparado para ser titular. Um assunto que tratei na primeira análise foram as jogadas que ocorreram com comodidade nas costas do lateral esquerdo Evra, Ferguson corrigiu isso de uma maneira simples e óbvia: Segurou Evra na zaga. Essa atitude dificultou as jogadas do Porto pela direita - que é o lado preferido dos portugueses.

Assim como Evra, o gigante O'Shea comportou-se de maneira resguardada, pela razão de que Rooney por si só já fazia toda a movimentação ofensiva do flanco direito, O'Shea então o ajudava de forma prudente e se mantinha sempre pronto para defender. Tudo isso atrelado a outros fatores - que falarei à frente - consolidaram o sistema defensivo bretão.

No meio campo houve não apenas mudança na forma de jogo mais também de jogadores, manteve-se Carrick, saiu Fletcher, Scholes e Park e entraram Anderson, Giggs e Rooney. Sairam então dois volantes bem comuns e um meia inútil e foram inclusos jogadores de habilidade atuando pelas laterais e um volante - Anderson - "faz tudo".

As mudanças deram nova cara ao jeito de jogar dos Diabos Vermelhos. Carrick mantém a postura de 1º volante centralizado pelo meio, enquanto que Anderson é o 2º volante e joga apoiando e defendendo simultaneamente - ao contrário de Scholes e Fletcher que ficam devendo em ofensividade e ainda comprometem a marcação e cobertura - sempre dando cobertura e auxiliando Giggs pela esquerda.

Rooney se mostrou versátil jogando como extremo direita, foi de grande valia no ataque - em jogadas de linha de fundo e passes rápidos - como também na defesa - quando recuava para formar a segunda linha de quatro e auxiliar O'Shea na marcação do setor direito. Giggs também se alinhou como um extremo, só que pela esquerda, tendo a primazia de distribuir a bola e se infiltrar nas diagonais pelo meio, - não se abstendo de recuar para marcar, muito pelo contrário - agregado a Rooney concederam profundidade a equipe.

A última mudança foi em relação à Cristiano Ronaldo, dessa vez ele não atuou pela ala direita muito menos pela esquerda, mas sim centralizado pelo meio à frente da segunda linha de quatro.

Esse posicionamento permite ao meu ver tirar seu melhor aproveitamento, pois ao invés do Manchester só ter criatividade pelas laterais ganhará também pelo meio, além de que falta no time vermelho um jogador que venha auxiliar melhor o atacante, quem sabe com essa nova maneira de jogar Ronaldo não consiga isso? Hoje ele não foi bem, - até porque não está acostumado a jogar nessa posição - faltou ele perceber que as jogadas giram em torno dele e o cabe organizar o time.

O experiente treinador do Manchester merece uma salva de palmas, Ferguson observou e corrigiu os principais erros do time: Jogada nas costas dos laterais e meio campo que não sabe marcar nem apoiar. De quebra ainda inventou esse novo posicionamento para Ronaldo. Vou tentar observar alguns jogos do Manchester ainda nessa temporada e informar aos leitores se essa ideologia será mantida, ou infelizmente descartada.

Nenhum comentário: