O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vai-e-Vem do Mercado: Estreiando, Sneijder

Nesse novo quadro, do blog Filosofia Tática, tratarei do mercado de transferência do futebol, só que de uma maneira diferente, analisarei possiveis transferências de jogadores com um ponto de vista tático.

Para quem não o conhece ou nunca ouviu falar Wesley Sneijder é um meio campista holandês, ele iniciou sua carreira no Ajax e cinco anos após já estava no Real Madrid como uma grande promessa, infelizmente o jovem pupilo se machucou e veio retornar há pouco aos gramados, nessa sua volta pude então assistir ao jogo entre Holanda 4 x 0 Macedônia - pelas Eliminatórias da Copa do Mundo - onde Sneijder deu show e esbanjou habilidade.

Assistindo alguns jogos da Premier League e Liga dos Campeões pude observar uma falha em dois times ingleses que analisei aqui no blog, os times são: Manchester United e Liverpool.

Acredito que faltam a essas equipes um jogador - ou mais um jogador - com a singular maestria do meia Sneijder, um jogador diferencial que saiba armar as jogadas e fortifique o meio. Se pegarmos os jogadores dos Diabos Vermelhos apenas Cristiano Ronaldo tem essa caracteristica e nos Reds Steven Gerrard.

Sneijder é um jogador completo: Possui bom passe, finalização, lançamento, drible, sabe segurar bem a bola e articula com uma leveza digna de qualquer craque - seu estilo de jogo se confunde com o de Gerrard. Como no Liverpool Torres fica sozinho no ataque Gerrard acaba se adiantando um pouco pra tentar jogar como um segundo atacante, já no Manchester Ferguson opta por Ronaldo como winger pela falta de jogadores para atuar na posição - ou então porque o "velhinho" é cabeça dura mesmo.

Dessa forma o jovem holandês se encaixaria perfeitamente no esquema dos times vermelhos bretôes, suprindo uma deficiência técnica no setor do meio campo. Com a aquisição de Sneijder ambos os times poderiam "brincar" ainda mais com seus esquemas táticos... um show para quem vibra quando assisti a uma partida.

Resolvi fazer esse post após ver no site da Globo uma suposta declaração de Fiorentino Pérez onde ele diz que o Real Madrid estaria interessado em contratar Xabi Alonso, se eu fosse Presidente do Liverpool aceitaria uma troca de Xabi por Sneijder na hora. Porém, uma solução muito melhor seria esperar o fim da temporada e se desfazer de alguma estrela que não esteja lá essas coisas, assim manteria o espanhol e contaria com um novo craque.

Nenhum comentário: