O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 5 de abril de 2009

É bicho papão ou não?

A Alemanha enfrentou o Pais de Gales e venceu por 2 a 0, apesar da vitória a equipe não convenceu nem mostrou um bom futebol, como o grupo da Alemanha é fraco fica quase como certa a participação da mesma na Copa, mas caso vá jogar esse futebol que tá jogando em uma copa vai passar vergonha.

A seleção Alemã entrou em campo trajando um 2-2-2-2-2, parece confuso mas não é. A zaga tem Tasci a esquerda e Mertesacker a direita, uma dupla jovem e que até mesmo por uma maior falta de experiência acaba errando razoavelmente em aspectos básicos como o passe.

Os dois volantes são Rolfes e Beck, eles jogam bem recuados e eu diria que são os motores do time, não pôr serem gênios com a bola, o que os faz essenciais é o fato de serem eles os responsáveis pelas funções de:

Desarmar os adversários, - como os wingers jogam avançados só restam esses volantes e os zagueiros na defesa - compor o meio de campo dando auxilio verticalmente, ligar a bola até os meias ou wingers e fazer a cobertura dos mesmos, dar condição para os wingers avançarem, além de funcionarem como alas quando os wingers estiverem no ataque. Essa versatilidade faz desses dois jogadores peças chaves no esquema alemão.

Mais avançados do que esses volantes se encontram os wingers, que se estabelecem um pouco a frente do meio-de-campo, o winger esquerdo é Lahm e o direito Schweinsteiger, ambos jogadores rápidos e avançados que penetram pelas diagonais ou laterais - podem jogar pelos 2 lados - fazendo triangulações de passes e com o intuito de normalmente fazer o cruzamento ou toque pro atacante fazer o pivô.

Finalizando o meio e formando a quarta linha de dois se encontra Ballack e Hitzlsperger. Ballack joga mais centralizado, enquanto Hitzlsperger cai pra direita ou esquerda, o primeiro é um jogador diferenciado pela categoria, bom lançamento e finalizações de médio a longa distância da área, já o segundo é um jogador bem comum.

Com a contusão de Klose o ataque alemão vem sendo ocupado por Lukas Podolski e Mario Gomez. Lukas é ágil e possui grande movimentação, atuando pela ponta esquerda mas tendo liberdade pra ir pra onde quiser, enquanto Mario Gomez é mais centroavantão - tem um pouco de movimentação - e é constantemente auxiliado pôr Schweinsteiger pela direita.

Se tem uma seleção que não me atrai é a alemã, até agora apesar de liderar de seu grupo não enfrentou nenhuma "pedreira", logo não dá pra rotular que a Alemanha está bem se só enfrenta adversários frágeis.

Nenhum comentário: