O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 29 de março de 2009

Zidane voltou a jogar ou foi só impressão?

A Lituânia - vice-lider do grupo sete - recebeu a seleção francesa que precisava a todo custo da vitória - e conseguiu, apesar do placar apertado. A diferença de qualidade entre as equipes é absurda, cabendo a Lituânia jogar com cautela e aproveitando os contra-ataques, porém, o que vimos foi um jogo covarde dessa seleção, que só defendeu e jamais atacou, uma postura fatalista.

A França esquematizou seu time em um 4-5-1, ou melhor dizendo 4-2-3-1. A equipe joga com dois zagueiros presos, - Gallas na esquerda e Squillaci na direita - nas laterais jogam Evra - pela esquerda - e Sagna - pela direita. Nessa estratégia francesa os laterais não tem o dever de articular jogadas nem nada do tipo, devem só ajudar o combate no ataque, especialmente nessa partida em que o adversário se defendia com dez esse combate foi muito importante.

Quem forma a primeira linha do meio é Diarra - a esquerda - e Toulalan, - a direita - meias defensivos que em condições normal jogam bem mais recuado do que jogaram ontem, mas como o adversário jogou totalmente contraido eles puderam se adiantar mais e adquiriram um papel ofensivo importante.

Na segunda linha do meio é onde está o "ponto chave" da França, Ribery trabalha como winger esquerdo, Luyindula winger direito e Gourcuff ou "New Zidane" é o meia-atacante central que vai coordenar tudo. Nenhum dos três têm um papel mais importante que o do outro, ambos dividem a responsabilidade na trama das jogadas e em finalizar.

Na frente fica Thierry Henry - que se movimenta pra todos os lados - auxiliado pelos três meias. O problema não era os meias "alimentarem" Henry, mas sim a bola chegar nos meias, visto que a França estava errando muito os passes e não conseguia trabalhar a bola.

Aos 25 min do 2º Tempo saiu Luyindula e entrou Benzema, que jogou parecido com Luyindula com a diferença que se posicionava mais recuado e quando sua equipe detinha a bola ele arrancava pro ataque. Coincidência ou não, 3 minutos após a entrada de Benzema a França fez seu único gol; Em jogada individual Gourcuff finta e toca pra Ribery que bate de primeira e faz um belo gol.

A tabela comprova que a França vem mal nas eliminatórias, - terceiro lugar no seu grupo - mas sua equipe é forte e têm jogadores de muita qualidade, resta agora a equipe se encontrar e encontrar seu esquema de jogo, para aí sim práticar um futebol a altura do que se espera.

Nenhum comentário: