O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 29 de março de 2009

Maradona revive o 3-4-3

Atualmente é comum vermos nas partidas equipes com excesso de defensivismo, que jogam recuadas em contra-ataques. Agora, é incomum vermos esquemas com três atacantes, mais dificil ainda é vermos três bons atacantes atuando juntos. A Argentina conseguiu reunir todas essas qualidades: ofensividade e jogar com três excelentes atacantes.

Maradona colocou a Argentina em um 3-4-3 que não se vê mais. Na zaga está Heinze pela esquerda, Angeleri pelo centro e Zanetti pela direita. Jogando contra a fechada Venezuela de apenas 1 atacante, os argentinos puderam se dar o capricho de liberar constantemente Javier Zanetti - que não é zagueiro - para reforçar o meio.

Na linha média "nuestros hermanos" possuem 4 meias de qualidade. Pela ala esquerda Gutierrez, - compensa seu pouco apoio por ser aguerrido do meio para trás - centralizados os meias Gago e Mascherano, - adquirem postura cautelosa e não apoiam diretamente, mas distribuem muito bem a bola com passes refinados - e pra completar Maxi pela ala direita - que priorizou o avanço até porque Zanetti tava na sua cobertura e jogou muito ontem, auxiliando Messi e entrando pra atacar como no gol que fez após cruzamento de Agüero.

No ataque está o "trio parada dura" formado por: Agüero, Tevez e Messi. Agüero e Tevez trocam a todo momento de posição, enquanto que Messi se institui um pouco a frente da linha de meio-de-campo pela direita, quando está com a bola o Pulga entra em velocidade pelas diagonais, buscando o chute de fora da área, cruzamento ou triangulações com Agüero, Tevez e Maxi, dessa maneira surgiu dois dos quatro gols argentinos.

Essa partida deixou claro que a Argentina joga em função de Messi bem como necessita dele pra jogar e ganhar, não é à toa que os passes visam sempre o novo camisa 10, que tem seu trabalho facilitado por seus competentes parceiros de ataque.

Sem delongas nem hipocrisia considero a seleção Argentina a mais forte das Américas, tendo futebol suficiente pra disputar de igual para igual com seleções europeias como Espanha, Holanda, Alemanha e até Inglaterra.

Nenhum comentário: