O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 29 de março de 2009

Inglaterra resgata suas origens

Acompanhei ontem ao amistoso internacional entre Inglaterra 4 x 0 Eslováquia, a partida foi muito bonita de se ver, apesar do nivel técnico superior dos ingleses os eslovacos não jogaram de forma covarde, o que proporcionou um grande duelo.

A Inglaterra joga com a bola em um 3-5-2 sem líbero, com 2 zagueiros fixados e os 3 sem inverterem em nenhum momento a posição, - Upson pela esquerda, Terry no centro e Johnson na direita - formando assim uma muralha a frente do bom goleiro James. Sempre que os bretões têm a bola o zagueiro Johnson sobe até mais da metade do meio campo pra assistir o ala Lennon, essa tática não comprometeu a defesa e propiciou uma penetração mais fácil dessa área - que ocorria primordialmente por Lennon e Lampard.

Nas alas os ingleses contam com Ashley Cole - na esquerda - e Lennon, - na direita - ambos avançando simultaneamente, porém, Cole não produz as jogadas, apenas participa como coadjuvante, enquanto que Lennon efetivamente desenvolve o jogo - sendo também o ala mais procurado.

No meio está Gerrard, Lampard e Barry. Os dois primeiros procedem como wingers invertendo suas posições, uma hora na direita e outra na esquerda, possuem total liberdade tendo que se preocupar somente em produzir boas jogadas e voltar pra compor a segunda linha de quatro. Devido a essa autonomia Gerrard e Lampard poderam brilhar na partida, sendo diretamente responsáveis por 3 dos 4 gols.

Já Barry atua como um volante se formos "abrasileirar" a interpretação, mas na verdade ele é um meia habilidoso que atua com funções mais defensivas, não se desligando totalmente de atacar.

Como atacantes os ingleses tiveram a dupla Rooney e Heskey, - que foi substituido por Carlton, Carton por Crouch e Crouch por Carrick respectivamente, todos por contusão - Rooney foi o melhor da partida deu show, jogador muito veloz, de bom passe e chute, joga como um segundo atacante e sua marca é o oportunismo, os jogadores que atuaram ao seu lado foram todos centroavantes - que não convenceram. Atacantes na seleção inglesa é um problema.

Como já foi falado, apesar dos britânicos jogarem em um 3-5-2 com a bola, quando estão sem a bola eles formam as duas linhas de quatro, - usadas em clubes como Liverpool - para a configuração da primeira linha acontece o recuo do ala Ashley Cole, e para a da segunda linha os wingers Gerrard e Lampard retrocedem, formando assim um 3-5-2 com a progressão de um zagueiro quando se está atacando e um 4-4-2 com o recuo de um ala desenhando duas linhas de quatro quando se defende.

Nenhum comentário: