O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 29 de março de 2009

Botafogo cai na teia do Americano

O Botafogo encarou hoje a equipe do Americano, - e ainda a vai enfrentar mais 2 vezes pela Copa do Brasil - o empate de 2 a 2 foi merecido pois não houve supremacia de nenhuma das equipes, pelo contrário, o jogo foi equilibrado e decidido nos detalhes.

O Botafogo empregou um 3-5-2 - com algumas semelhanças ao do Fluminense - com 2 zagueiros não fixos - Emerson pela esquerda e Juninho pela direita, podendo alternar o lado - e um líbero - Leandro Guerreiro, que joga pelo centro. É comum a dupla de zaga subir até o meio pra dar apoio ao ala que estiver do seu lado do campo, assim como Guerreiro avançar pra iniciar as jogadas - prioritariamente pros meias.

A ala esquerda - de Thiaguinho - é o setor mais acionado e que origina a maior parte das jogadas do Bota. Com a bola Thiaguinho investe em jogadas pela linha de fundo, - como a que originou o gol de V.Simões - em entradas pelo meio trocando passes com os atacantes ou em jogadas individuais com drible seguido de chute.

No meio o alvinegro ainda tem Fahel, - que é volante, mas tem a liberdade pra apoiar e o faz bem pela esquerda - Léo Silva, - meia esquerda, nesse jogo foi mal, não atacando nem defendendo - Maicosuel, - meia direita habilidoso, mas que cai também pra esquerda, gosta de pegar a bola e disparar ou chutando ou deixando os atacantes na cara do gol, fez um jogo atípico pois estava contundido - além do ala direito Alessandro, que não sei se já joga prudente ou se jogou assim pois na sua ala estava Ernani - ala esquerdo muito ofensivo.

E no ataque o Fogo possui a melhor dupla da competição: Reinaldo e Victor Simões - que acumulam 15 gols. Reinaldo atua como 2º atacante enquanto Victor é centroavante - mas ambos fazem com perfeição o pivô e são goleadores.

Jogando com os jogadores do meio-campo adiantados, o Botafogo acaba por ter que fazer a ligação das jogadas pelos alas que não são rápidos ou com a aproximação dos jogadores de defesa em referência aos de meia, originando uma lentidão pra atacar. A equipe também sentiu a falta de um meia esquerdo - que só foi compensado por Ney Franco no 2º Tempo com a saída de Léo Silva e Thiaguinho portando-se no setor - e a contusão de Maicosuel - que rendeu abaixo do normal.

Mais uma vez a equipe do Americano conseguiu implantar seu modo de jogo de forma bem sucedida, - visou o empate e o conseguiu, poderia ter ganhado se o juíz não anulasse um pênalti erradamente - resta agora ao Botafogo consertar seus erros, quem sabe fazer algumas mudanças táticas e formular a melhor maneira de enfrentar essa disciplinada equipe na Copa do Brasil.

Nenhum comentário: