O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Voce conhece a historia de Tony Melendez?


http://www.youtube.com/watch?v=lj_0_0By538&feature=related

Nos nao podemos por um burro a cantar opera (Leandro Massada)

O video acima trata da historia de Tony Melendez, que nasceu na Nicaragua e se mudou ainda crianca para os EUA para melhorar suas condicoes de saude. Tony nasceu sem bracos, pois sua mae tomou durante sua gestacao talidomida.

Apesar dos membros superiores terem sido os que mais nos adaptamos para o uso por causa do bipedismo, e por ser culturalmente mais usados, Tony conseguiu aprender a tocar violao usando somente os pes, pois praticava durante horas desde pequeno. EE uma bela historia de motivacao, ele tracou aquele objetivo, aprender a tocar violao e usar os pes para tudo, e conseguiu os cumprir.

Poderiamos abordar varios aspectos interessantes para relacionar com o futebol atraves desse documentario. Por exemplo: fora do sistema genetico

O fato de Tony Melendez nao ter bracos e ter treinado seus pes para operacionalizar qualquer coisa, de ter treinado para estudar violao durante horas e de ter uma vida que lhe proporcionou certos inputs especificos, como preconceito etc, vai fazer com que toda essa "especificidade" de Tony seja passada epigeneticamente para os seus filhos, ou seja, fora do sistema genetico. E poderiamos dizer por exemplo, que os filhos de Tony comparados a outras criancas que nao tenham pais que exercitaram os membros inferiores como Tony, terao mais facilidades, caso exercitem os membros inferiores, para aprender aos usar do que os filhos de pessoas que nao exercitaram. Isso quer dizer que de alguma maneira a especificidade da vida dos pais e maes sao passados epigeneticamente as suas crias biologicas. O nome que se da a isso ee hereditariedade epigenetica.

Entao se meu pai for um matematico brilhante eu tambem serei um matematico brilhante? Nao. EE como se eu tivesse uma facilidade em relacao aos outros de aprender matematica e assim poderia ser um bom matematico. Entretanto a coisa nao funciona assim, primeiro porque nao adianta eu ter essa facilidade e nao me dedicar ao estudo da matematica, segundo porque uma gama de inteligencias podem me "faltar" e eu nao conseguir por isso estudar adequadamente matematica e em terceiro nao quer dizer que a capacidade do meu pai em ser matematico foi transferido 100% para mim, quer dizer somente que houve alguma transferencia epigenetica, que pode ser por exemplo de 1%, 10% etc, nao se sabe precisar.

A epigenetica ee exatamente isso: O proprio ambiente citoplasmatico teria esta capacidade de transmissao epigenetica, e o que tem a ver com esta capacidade que temos de adquirir e de incorporar informacao que nao esta so padronizada e organizada no DNA.

Ja a ecogenetica seria por exemplo: Os exercicios fisicos que EU faco condicionam alteracoes citoplasmaticas, que por sua vez vao condicionar alteracoes enzimaticas etc. Ou seja, a ecogenetica diz respeito a influencia do meio no EU. A ecogenetica recebe e a epigenetica transmite.

Para quem gostou do video de Tony Melendez acabei encontrando outro video, so que esse ee de um cachorro, aqui esta o link: http://www.youtube.com/watch?v=NRjxIFuIT3E&feature=related

Obs: Apesar de ter escrevido o texto peguei todo o conteudo do trabalho monografico de Jorge Maciel, fiz apenas uma mistura e sintese das abordagens que houve da epigenetica e ecogenetica.

Um comentário:

socorro disse...

eu achei muito bonita sua historia e te adimiro muito tony