O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 16 de março de 2010

Comentario sobre a coluna do prof. Leitao...

O ultimo artigo do professor Leitao, na Universidade do Futebol, trouxe como tema um questionamento de um de seus amigos, "Para o colega do “o russo”, como explicar, dentro de um sistema equilibrado e organizado, a entrada de um elemento novo, que sem conhecer o perfeito funcionamento de tal sistema, suas interdependências e inter-relações, passa a ser tido como o grande “upgrade” desse sistema".

Me intrometendo um pouquinho, gostaria de tecer alguns comentarios, que espero que sejam pertinentes:

Primeiro gostaria de comentar o nao uso que farei do expressao equilibrio/desequilibrio/reequilibrio (ta certo a escrita?). Segundo Luhmann, a nocao de equlibrio nos remete a ideia da balanca, que os dois lados estao equilibrados e por qualquer minima coisa que se coloque havera um desequilibrio, a nocao de equilibrio entao, nos remete a nocao total temporaria de ordem, o que ee errado visto que isso nao ocorre, o equilibrio tambem nos traz outro problema, quando pensamos que algo estava equilibrado, sofreu desequilibrio e voltou a se equilibrar, tendemos a achar que o equilibrio voltou ao equilibrio inicial, o que nao ee verdade, ee um engano. Trabalhar com estabilidade se torna mais adequado, na medida que ela nos diz que o sistema a todo momento tem equilibrios e desequilibrios mais sempre encontra uma nova estabilidade.

Todos os sistemas abertos, como uma equipe de futebol, se encontram sempre em novas estabilidades, que sao geradas sempre pelo sistema, devido aos sistemas abertos serem fechados operacionalmente, tambem conceitos de Luhmann.

A questao entao ee, um elemento novo (jogador) em uma equipe sempre tera como resultado a estabilidade, o jogador (ruido, perturbacao) entra na equipe e o sistema equipe cria uma nova estabilidade, assim sendo, o sistema equipe se torna novamente estavel. Isso pode ser bem visualizado no tetragrama de Morin, Ordem/Interacao/Desordem/Organizacao.

Agora, quando digo que o sistema equipe se torna estavel, quero dizer apenas que o sistema equipe se torna estavel, nao se entenda com isso que a equipe ee boa, ruim, ganhadora ou perdedora, entenda-se somente que a equipe adquiriu uma nova estabilidade com a entrada de um novo elemento. Exemplo hipotetico: Se chegarmos ao ponto de iniciar uma catastrofe global e a terra se explodir podemos dizer que ela encontrou uma nova estabilidade, logo, nao entenda estabilidade como sucesso ou fracasso, entenda-se como nova estabilidade.

Tambem se torna interessante deixar aquele "velho conceito" de que um sistema pode ser maior ou menor do que a soma dos jogadores que a constituem. Entao, nao parece ser muito interessante "ter por ter" um Pele no time, ja que isso nao significa muita coisa.

Vendo tambem, pelos olhos da Periodizacao Tatica, nao ee possivel que um jogador do nada entre numa equipe e comece a fazer tudo como planejado, haja visto que ele precisaria de um tempo minimo (Mourinho nos diz um mes) para adquirir os principios, sub-principios... o modelo de jogo de sua equipe.

Ao mesmo tempo, penso que um elemento novo num sistema com estabilidade, porem mau (se ee que posso colocar assim) pode trazer sim melhorias (ou nao).

Enfim, pedindo licenca, e respondendo a pergunta do Russo, corroboro com ele que com os olhos da P.T se torna um absurdo a entrada de um novo elemento na equipe, e em 1 ou sem treino, o jogador jogar e ser considerado "o cara" daquele sistema, nao obstante, pelo teoria dos sistemas/complexidade me torna aceitavel a ideia de nova estabilidade/organizacao com a entrada de um novo elemento no sistema, entretanto, repito, essa organizacao nao quer dizer competencia de jogar, e tambem deixo aberta a possibilidade de num sistema organizado/estabilizado (mas entenda-se esse organizado/estabilidado no sentido de nao trivial no sentido de total falta de combate a complexidade do meio) que a entrada de um novo elemento possa piorar ou melhorar a equipe.

Meio confuso, ideias que ainda precisam amadurecer, mas ee isso...
Estou lendo as obras de Niklas Luhmann e O Metodo de Morin, espero futuramente entender um pouco mais do assunto para abordar com mais consistencia aqui no blog... por enquanto ee isso.

Nenhum comentário: