O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Preparador físico do Inter elogia e alerta: 'Guiñazu é uma aberração da natureza'

26/05/09 - 13h27 - Atualizado em 26/05/09 - 13h27

Site www.globo.com

Link: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL1168090-9869,00.html

Preparador físico do Inter elogia e alerta: 'Guiñazu é uma aberração da natureza'

Fábio Mahseredjian não sabe explicar fôlego acima do normal do argentino

Nesta terça-feira, o argentino Guiñazu recebeu um elogio inusitado do preparador físico do Internacional, Fábio Mahseredjian, que considerou o volante uma "aberração da natureza", em entrevista à Rádio Gaúcha. Sim, foi um elogio! Mahseredjian não encontrou uma explicação para a intensidade do jogador, que corre bastante durante os jogos inteiros.

– Ele é uma aberração da natureza. Eu converso bastante com a comissão técnica, pois nós precisaríamos estudá-lo. Não é normal. Eu digo isto a vocês sem medo de achar uma explicação fisiológica razoável, porque os próprios testes de avaliação dele são inferiores aos de alguns atletas que nós temos. E ele apresenta níveis de performance assustadores durante o jogo. Não sei como explicar isto – declarou.

Mahseredjian comentou que a entrega no jogo é uma característica dos jogadores argentinos, usando como exemplo o atacante Tevez, ex-Corinthians e hoje no Manchester United. Mas, para o preparador, a intensidade de Guiñazu está acima até mesmo dos compatriotas.

– Trabalhei com o Tevez no Corinthians e sempre após os jogos ele ficava deitado em uma maca por volta de 15 a 30 minutos, com as canelas sangrando de tanta porrada que ele levava. O argentino tem esta característica de entrega do jogo. Mas o Guiñazu é ainda mais que o próprio argentino. Isto nos deixa contentes, e até impressionados com a capacidade dele e o prazer que tem em jogar futebol – disse o preparador físico.

Mahseredjian exalta a estratégia do Inter para encarar duas competições (Brasileirão e Copa do Brasil), colocando um time misto em algumas partidas. Para ele, isto faz com que todos os jogadores estejam no mesmo nível da preparação física. Segundo ele, além das grandes atuações técnicas e táticas, os jogadores do Inter estão em grande fase no preparo.

– Vejo o Inter em uma boa fase nos três aspectos. No futebol, não podemos dividir entre técnico, físico e tático. Os três andam sempre juntos, da mesma forma – explicou.

Comentario: Essa noticia ee relativamente antiga, mas guardei o link no email porque queria retomar e postar no blog mais a frente. EE aquele negocio, nao ee porque um jogador corre 100 metros em 10 segundos durante um teste fisico que ele vai correr 100 metros em 10 segundos no jogo, a velocidade descontextualizada nao faz sentido nem tem sentido, a noticia acima ee um exemplo claro. Tambem ee visivel a nao consideracao da componente mental no jogador, isso ee um erro que muitos cometem, ao contrario, como ja falei no blog, venho cada vez mais me impressionando com essa componente.

Nenhum comentário: