O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

As estatisticas que nao devem ser "estatistificadas". O futebol embora tambem seja matematica nao ee matematica

EE interessante perceber que alguns tentam subordinar o fenomeno complexo, que ee o futebol, a numeros, caso fosse como estes dizem, bastaria entao chamar os matematicos, no entanto, as coisas nao funcionam dessa maneira.

Segundo um estudo z, tentar desmarcar o portador da bola inimigo no ponto x do terreno de jogo facilita a nossa chegada ao campo ofensivo. Sera? Voce realmente cre nisso? Acredita que um estudo que analisou 10 ou 20 equipes (que fossem 1.000.000) vai me dizer que um comportamento x ee mais eficaz que o a, b, c, d, e, f...

Ja foi esquecido tambem que cada jogo tem sua logica interna, e assim sendo, uma forma de resolver um problema num jogo w nao ee bom para resolver o mesmo problema no jogo z?

Para se fazer uma mesma coisa existem muitas (talvez infinitas) maneiras diferentes, ao ponto de nao se poder dizer qual ee boa ou nao, porque alem disso, o jogo correlaciona comportamentos, e essa correlacao (pode) transformar ruim em bom e bom em ruim, sem podemos prever antecipadamente.

Um exemplo disso que nos parece pertinente ee o livro de um matematico que conseguiu demonstrar quase 400 maneiras para resolver a formula de Bhaskara e se ensina somente uma as criancas na escola.

Nao se esquecam da diversidade dos jogares, onde podemos resolver um mesmo problema de maneiras diferentes de acordo com o jogar.

Nao devemo cair nos erros basicos, como achar que o pressing alto ee melhor que o medio ou baixo, ou ainda melhor que o pressing por todo o campo.

Assim penso....

Nenhum comentário: