O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O fator sorte existe no futebol?

Em primeiro lugar ee sempre bom lembrar que a verdade nao esta nesse que vos escreve, comento apenas sobre a minha opiniao em determinado assunto no dia 13 de fevereiro de 2010, pois sei que amanha posso mudar de opiniao caso seja convencido por outro ou por mim mesmo.

Escutamos muito nas conversas sobre futebol com amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos que tal time ganhou a partida por sorte, que se nao fosse a sorte de um determinado lance a equipe nao teria ganhado ou perdido, alguns ate dizem que essa mesma sorte pode fazer equipes ganharem campeonatos. E a questao que fica ee, existe ou nao sorte no futebol? A resposta que me parece mais adequada ee que existe sim sorte no futebol, entretanto, esta nao decide (pelo menos em 99,99% dos casos) quem ganha ou perde uma partida.

Antes de comecar propriamente, acho interessante dizer que apesar de estarmos usando a palavra sorte no texto, penso que essa palavra nao condiz com a realidade que desejamos trabalhar, a sorte a que nos referimos esta mais para uma correlacao complexa de fatores diferentes que levam a uma determinada coisa, lugar etc

A sorte nao faz ninguem vencer uma partida de futebol, o que faz uma equipe vencer uma partida de futebol ee o cumprimento mais eficaz da logica do jogo do que a equipe adversaria ou a operacionalizacao de um jogar que se sobressaia mais eficaz frente ao apresentado pelo sistema antagonico ao seu. Por sua vez, para apresentar jogares que tentem ser positivos ee necessario um bom processo de treinamento e assim por diante, basta acessar post antigos do blog.

Nao obstante, existem alguns casos que podemos enquadrar dentro do que chamamos de sorte, isto ee, o jogador cruza a bola e de repente ela nao vai para area e sim direto para o gol, isso ee pura sorte. Outro exemplo classico ee o do jogador que vai cobrar escanteio para area mas a bola acaba fazendo uma curva e entrando pro gol. Enfim, existem alguns exemplos que podemos encarar como sendo sorte no futebol, mesmo assim devemos ter cuidado nessa "classificacao".

Apesar de poder estar a frente no placar por um gol de sorte, este gol nao define a partida. Ja que se a equipe adversaria for a que esta cumprindo melhor a logica do jogo ela devera ganhar independentemente de gol de sorte ou nao.

Nenhum comentário: