O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gordo x Magros: Quem ganharia essa partida?

Gosto bastante de escrever, nao sei se escrevo bem, mas que gosto sem duvidas. E quem gosta de escrever tem sempre a mania de quando vem a ideia anotar, caso contrario se perde a brilhante ideia que nos veio.

Dia desses durante a aula me veio a seguinte ideia: Pense na seguinte situacao hipotetica, um time com 11 jogadores gordinhos e que nao tem um bom preparo fisico, nao confunda gordinho com obeso, gordinho no popular ee o cara acima do peso que ee sedentario, contra um time 11 jogadores sarados e com bom preparo fisico. Pense tambem que os 22 jogadores estao em igual estado mental e tecnico, contudo, os gordinhos tem a aptidao de entenderem o jogo, eles se voltam para a natureza da dimensao estrategico-tatica, os sarados por sua vez nao entendem nada a mais que um leigo a respeito da dimensao tatica, contudo, tem a vantagem de terem velocidade de deslocamento.

Agora vos pergunto: Quem ganharia esse jogo, os gordinhos (dimensao tatica) ou os sarados (dimensao fisica)?

Infelizmente nao tenho como transformar essa situacao hipotetica em real e testar esse experimento. Resta apenas reflexoes a respeito da situacao hipotetica.

Bem, os sarados poderiam correr bastante e ter mais velocidade de deslocamento que os gordinhos nas diferentes situacoes de jogo, mas como sempre tem um porem, os gordinhos aplicariam dinamicas e principios eficazes nas diferentes situacoes de jogo para se sobressairem em relacao aos sarados, e como estes nao teriam entendimento a respeito do jogo nada poderiam fazer para impedir que os gordinhos operacionalizem principios e alcancacem resultados positivos.

O que quero evidenciar ee uma coisa bem simples, o jogo ee composto pelas dimensoes taticas, mentais, tecnicas e fisicas. Na periodizacao do treinamento existe a corrente que defende a periodizacao tradicional, onde a dimensao fisica se sobressai as outras. Enquanto na periodizacao tatica a dimensao tatica se sobressai em relacao as outras. E para mim, como tento mostrar no exemplo, a eficacia da dimensao tatica se sobressai em relacao a eficacia da dimensao fisica. Visto que acho ser mais importante entender o jogo do que jogar o jogo sem o entender, pois jogar o jogo sem o interpretar ee como um morador de rua, ele nao vive, apenas sobrevive.

Viva a periodizacao tatica!

Nenhum comentário: