O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Marcacao nos Fragmentos

Nunca foi tratado nem abordado aqui no blog o tema da marcacao nos fragmentos do jogo (em escanteio, por exemplo), contudo, esse ee um assunto extremamente pertinente e cada vez mais importante. Tentarei tecer alguns comentarios sem ser leviano, pois como esse ee um assunto pouco estudado nao tenho um adequado conhecimento do mesmo.

A primeira coisa que precisamos saber ee que nao existe nenhuma dependencia entre a marcacao com a bola rolando e com a bola parada, isto ee, uma equipe pode usar uma marcacao zonal durante o jogo e em determinados fragmentos do jogo (escanteio, falta contra si, dentre outros) usar uma marcacao mista.

A segunda coisa ee que nos fragmentos do jogo podemos usar as tres marcacoes ja conhecidas, a marcacao individual, zonal ou mista.

A grande parte das equipes usam a marcacao individual, cada jogador pega determinado adversario, ou a marcacao mista, a maior parte dos jogadas pegam cada um determinado adversario enquanto um (ou mais) marcam zonalmente.

Ainda nao vi, e se vi nao reparei, em algum time que faca uma marcacao nos fragmentos totalmente zonal, em alguns blogs internacionais, li algo a respeito de que Mourinho tentou aplicar em alguns jogos da Internazionale uma marcacao somente zonal, contudo, nao gostou do resultado e voltou a operacionalizar uma marcacao mista.

Duvidas ficam no ar, sera que existe uma marcacao nos fragmentos mais adequada a um jogar de alto nivel do que outras? Que principios operacionalizar buscando eficacia nos fragmentos? Qual a relacao entre caracteristicas dos jogadores e o tipo de marcacao nos fragmentos?

Obs: Um dos pontos negativos de se marcar individualmente nos fragmentos ee porque costumeiramente ira se fazer mais faltas o que ee negativo

Nenhum comentário: