O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Da floresta a relva, (terreno de jogo) evolucao ou regressao?

Estava eu pensando sobre as peneiras do futebol, os famosos peneiroes, que teoricamente irao captar e recrutar os jovens talentos.

Me lembrei que assisti a uma peneira de um garoto (10 anos, acho) na equipe do Sao Paulo, o Luciano Huck tinha pegado o garoto (Diguinho) e o levou para fazer o teste. Iniciado a peneira, foram colocados os dois times e os garotos comecaram a jogar. Quando acabou os profissionais responsaveis pela categoria de base elogiaram o garoto e disseram que apesar da dificuldade inicial que Diguinho teve no jogo ele conseguiu corresponder bem, tambem elogiaram o jovem por sempre que pegar a bola tocar imediatamente.

Recordando essa cena hoje, me veio a seguinte ideia na mente: Os caras soltam meninos num terreno de jogo, pedem que joguem e dai vao dizer se o garoto jogou bem ou nao, se sim entra no clube e se nao ee rejeitado. So que resta um problema: Como vou analisar o jogar de um garoto de 10 anos que nada entende a respeito do jogo, talvez desconheca ate regras basicas, e que nao houve nenhum tipo de treinamento para ele desempenhar um bom jogar? Isso ee crueldade, pois ee simplesmente mandar o garoto jogar bem sem lhe dar criterios nem oportunidade, para mim se torna quase um crime.

Dai lembrei que na cidade-estado de Sparta, a sociedade era militarizada, ou seja, era voltada unica e exclusivamente para a guerra. Pois bem, quando os garotos completavam sete anos em Sparta, o responsaveis pelo estado retiravam os homens (garotos) de suas familias e os jogavam em florestas, a missao de cada um desses meninos era sobreviver por um determinado periodo de tempo na floresta sozinhos e sem obter nenhum tipo de ajuda de ninguem. Os que sobreviviam eram pegos novamente e entao introduzidos na vida militar, onde continuariam o treinamento para servirem sua mae (Sparta).

Foi entao que pensei, se eu contar a vida dos garotos de Sparta para qualquer pessoa todas acharam um absurdo, contudo, se contar-lhes que soltam um garoto num campo de jogo e pedem-lhe para jogar bem todos acharam normal, entretanto, tambem ee absurdo.

As peneiras, tal qual os vestibulares (pelo menos os brasileiros), nao funcionam nem teoricamente nem praticamente. E ai fica a pergunta, da floresta spartana a relva (terreno de jogo) brasileira e mundial, evolucao ou regressao?

Nenhum comentário: