O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 30 de janeiro de 2010

É o Pet, é o Pet, é o Pet...!

Petkovic voltou para o Flamengo devido a uma divida do clube com o jogador servio, aos pouquinhos, no entanto, o jogador foi "ganhando seu espaco" e se tornou novamente xodo da maior torcida do Brasil bem como um "craque", segundo varias "especialistas".

No alto dos seus 37 anos, Petkovic foi desacreditado por muitos, que diziam que ele estava velho demais para jogar futebol, a idade pesa para correr, nao ee mesmo?

Nao sei se no resto do mundo as coisas sao assim mas aqui no Brasil jogador chegou na faixa dos 30 anos ja comeca a ser chamado de experiente, quando chegar aos 34/35 ja ee um velho, dai em diante ja o consideram um zumbi em campo.

Ha sem duvidas uma relacao de inter-dependencia entre o jogar e a idade, o que nao significa uma relacao negativa, pelo contrario, ee uma relacao positiva, para quem conseguir a compreender.

Se por um lado a idade tras um certo comprometimento fisiologico do jogador, o que pode dificultar a realizacao eficaz de certos comportamentos preconizados, a mesma idade tras (ou deveria) inteligencia pro jogador, e nos sabemos que no futebol o jogo deve ser jogado com a cabeca e nao com os pes.

Voltemos a Pet, Andrade soube aproveita-lo bem no modelo de jogo do Flamengo, sem comprometer nem Pet nem o modelo de jogo. Tudo passou por uma adequacao jogador-modelo de jogo, numa verdadeira relacao mutualistica.

Um exemplo claro disso ee nos momentos de transicao ofensiva do Flamengo: Jogador do Flamengo recupera a bola e em seguida toca para Petkovic, com a bola o servio executa com velocidade o lancamento para Ze Roberto, Z.Roberto por sua vez dispara e toca para Adriano. Vejam so, Petkovic nao se desgasta intensamente em nenhum momento, ele somente operacionaliza rapidamente o modelo preconizado nas transicoes ofensivas, que ee o lancamento vertical com um jogador a frente dele.

Nos momentos de organizacao defensiva por vezes ele nao recua fechando os espacos, ou seja, nao existe a frequente subida para atacar e descida para defender, e mesmo que recue a marcacao preconizada pelo Flamengo ee zonal. Na organizacao ofensiva participa da circulacao de bola, mantendo trocas posicionais e tentando jogadas individuais. E nas bolas paradas, os momentos fractais do jogo, possui uma boa operacionalizacao pratica de faltas e escanteios, fazendo muitos gols (e participando de outros tantos) dessa maneira.

O que acontece ee realmente bem simples, ee a adequacao das caracteristicas/qualidade do jogador ao modelo de jogo do Flamengo. Porque a melhor corrida ee a do pensamento!

Nenhum comentário: