O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Corrigiu (falhas), ganhou (partida), perdeu(titulo)...

O Fluminense corrigiu vários erros, cometidos no 1º jogo da final da Sul-Americana no Equador, conseguiu ganhar o jogo, mas acabou não revertendo o placar que precisava. Independentemente disso, vou fazer uma breve amostra da melhoria Tricolor.

Em Quito o goleiro Rafael usava o chutão para cobrar o tiro de meta, no jogo de ontem, praticamente, todos os tiros de meta foram cobrados com o toque para algum dos laterais ou zagueiro, com isso mantinha-se a bola.

Em Quito existia uma falta de aproximação entre os jogadores na fase ofensiva, no jogo de ontem houve essa aproximação entre os jogadores, fato que favorece o toque da bola.

Em Quito o Fluminense restringiu seu espaço de jogo, no jogo de ontem ele ampliou e aprofundou seu campo de jogo, e quando se tem campo de jogo se tem tempo para pensar e quando se tem tempo para pensar se decidi melhor.

Em Quito o Fluminense não atacava, imagina ter linhas de passe em profundidade, no jogo de ontem o time sempre buscou essa troca de passes em profundidade.

Em Quito o Fluminense não conseguiu atacar em bloco, no jogo de ontem a equipe atacou sempre em bloco.

Em Quito o Fluminense não completava 3 passes e com isso não havia circulação de bola, no jogo de ontem o Fluminense conseguiu ter uma boa circulação de bola curta com variações para a bola longa.

Em Quito a LDU se defendia com as linhas bem adiantadas, e no ataque circulava perfeitamente a bola e se valia de muitas infiltrações, no jogo de ontem ficou claro que a proposta da LDU mudou e que o time não aspirava a vitória, embora estivesse tentando manter um comportamente parecido com o do jogo anterior, só que com a expulsão prematura de De la Cruz, aos 17 min do 1º tempo, a equipe equatoriana perdeu espaço (fisico) e começou a se defender num bloco baixo e não mais aproveitar as transições e a progressão de seus jogadores na fase ofensiva, coube ao Fluminense a criar e tentar fazer o gol, conseguiu três, que não foram suficientes.

De posse dessas informações, podemos avaliar, brevemente, o seguinte: O Fluminense teve grandes mérito nessa vitória, já que melhorou o cumprimento dos principios ofensivos e resolveu, então, seu principal defeito, paralelamente a isso, temos que entender que de certa forma esse jogar do Fluminense foi facilitado pela LDU, que fez boa partida em Quito mas abdicou dos seus pontos fortes no Brasil, provavelmente por o titulo ser quase uma certeza.

Nenhum comentário: