O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 1 de novembro de 2009

Número de variações de ritmo nas acções de jogo (NVRt)

O ritmo de jogo é uma variável que representa o intervalo de tempo que medeia entre o início de uma acção e o início da acção subsequente. Deste modo, permite perceber a ordem, agrupamento e periodicidade das acções fortes (intensas, rápidas) «- » acções fracas (pouco intensas, lentas), numa ou várias sequências de jogo.

Ao longo dos anos, tem-se verificado que a capacidade para imprimir um ritmo rápido e, sobretudo, para variar o ritmo ao longo de um jogo de Futebol constitui um importante argumento táctico das equipas de alto nível.

Esta capacidade é materializada através das variações de velocidade realizadas pelos jogadores na execução das acções motoras, as quais induzem variações no ritmo do jogo, provocando um aumento da margem de incerteza para o adversário.

O ritmo de jogo tem uma importância maior no ataque do que na defesa devido ao poder de iniciativa determinado pela posse da bola, pois a equipa que detém a posse de bola dispõe também de mais possibilidades de o controlar.

Neste sentido, as acções executadas com bola consubstanciam o "centro do jogo" (portador da bola) e constituem, por isso, um regulador do seu ritmo.

Sabe-se, por exemplo, que o passe e o deslocamento com condução da bola, estão directamente relacionados com o abrandamento ou a aceleração do ritmo de jogo.

O ritmo foi tipificado segundo duas categorias:

Rápido (Rp) - sempre que o portador da bola, através da sua intervenção,
originou ou manteve um ritmo de jogo rápido, desencadeando acções
rápidas/intensas, cíclicas ou acíclicas: remate, passe longo, condução da
bola com corrida rápida ou sprint, passe rápido, controlo da bola em
velocidade, drible em velocidade, tackle ofensivo;

Lento/Médio (Lt) - sempre que o portador da bola através da sua
intervenção originou ou manteve um ritmo de jogo lento, desencadeando
acções lentas e pouco intensas, cíclicas ou acíclicas: condução da bola a
trote, controlo da bola parado, em marcha, ou em corrida lenta, passe lento.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

da Silva, Júlio Manuel Garganta. Modelação táctica do jogo de futebol. Dissertação apresentada às provas de doutoramento no ramo de Ciências do Desporto. 1997.

Nenhum comentário: