O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 10 de outubro de 2009

O futebol é mais do que a bola: Parte III

Atacar é um dos momentos mais importantes e difíceis no futebol, como já vimos, esse movimento é complexo e variável, fazendo com que o gol seja um fato raro, apesar disso, é importante maximizar seu poder de ataque, a fim de torná-lo mais eficiente.

É claro que o atacar é uma coisa coisa, mas para o entender melhor vamos o dividir:

Ataque Rápido: O ataque rápido seria a forma de ataque que envolve a ligação direta da bola, não importa de qual setor ela parte, entre a defesa e o ataque, daí a nomenclatura.

Ataque Lento: O ataque lento seria a forma de atacar mais difícil, pois é aquele onde o time gradualmente constrói a jogada, e é essa construção que aumenta a probabilidade desse ataque não funcionar.

Contra-Ataque: Se pararmos para pensar todo ataque é um contra-ataque, então, para não misturarmos as coisas, considerarei que o contra-ataque é a conquista da bola no setor defensivo, não importa como, seguido pela continuação da jogada de modo súbito em direção ao gol.

Um comentário:

Valter Correia disse...

aiaiaiai
esses são os tres métodos ofensivos. isso é certo. o ataque lento pode ser tambem chamado de ataque posicional. eu prefiro assim

Existe uma ligação entre contra-ataque e ataque rápido: a organização da equipa adversária. a bola é recuperada em qualquer setor do campo. pouco importa se é na defesa, meio campo ou no campo ofensivo. se a equipa adversária estiver posicionada conforme o seu jogo, o ataque chama-se ataque rápido. se nao estiver organizada corretamente, chama-se contra-ataque. é a única diferença.

o objetivo destes dois ataques é a criação rápida de situações de finalização.

quanto ao ataque posicional, lá por ser lento não implica que seja o ataque de maior dificuldade, até porque o unico objetivo deste ataque nao é o golo. o golo é o objetivo comum aos tres métodos ofensivos, mas os objetivos do ataque posicional vao para além do ataque posicional.

além do golo, o ataque posicional pode ser usado para controlar o jogo ou o adversário ou até mesmo para manter a posse de bola. depende dos objetivos da equipa.

quanto à relação método/equipa, a equipa que consegue realizar o ataque posicional éa melhor equipa, por correr com bola qualquer equipa corre. mas o ataque posicional exige leitura e decisão por parte dos jogadores, que exige preparação.

abraço,
valter correia