O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 17 de outubro de 2009

O futebol é mais do que a bola: Parte VIII

É muito comum durante as partidas de futebol vermos "especialistas" falando de váriações táticas, quanto o time joga no 3-5-2 com dois alas eles dizem que quando os alas recuam o esquema tático vira um 5-3-2 e essa seria uma variação tática. Ou então, quando os pontas Henry e Messi recuam, acompanhando os laterais, houve a variação tática do 4-3-3 (esquema usado pelo Barça até então) para o 4-5-1. Os exemplos que nossos especialistas nos falam de boca cheia são muitos e esses citados são apenas para termos um ideia melhor.

O post abaixo desse fala exatamente de Tática Individual, de Grupo e Coletiva, o que terá tudo haver com o tema tratado aqui. Quando Henry e Messi recuam, quando os alas sobem e voltam para marcar, quando Adriano sai do ataque e recua para o centro médio ou quando Revér sobe para atacar eles estão efetuando Tática Individual, de Grupo ou Coletiva ou então estão fazendo mais de umas dessas táticas.

Quer dizer, então, que se um jogador faz determinado tipo de tática, já citada, essa ação faz ocorrer uma variação tática? Claro que não. É apenas o cumprimento de uma (s) determinada (s) tática (s) e logo não possuem ligação com variação de esquema tático, sendo assim, não podem alterar o sistema de jogo.

Dizer, também, que não ocorre variação tática parece-me um erro, é claro que pode haver uma variação, mas o que, então, poderiamos caracterizar como variação? Mudança permanente de posicionamento de um determinado jogador. Ora, se Revér é zagueiro e sobe esporadicamente ele continua sendo zagueiro, contudo, se ele permanecer no ataque ele passa a ser atacante e assim sendo alteraria o esquema tática, fato que geraria uma variação tática.

Bem, não sei se estou correto, são apenas devaneios, pensamentos, filosofia aplicada ao futebol.
++++++++++++

variacao tatica (de jogo)

a variacao tatica (de jogo) refere-se a variacao da platarforma de jogo, ou seja, a mudanca de uma plataforma para outra.

Os nossos especialistas de plantao costumam chamar de variacao de jogo o deslocamento de um jogador de um determinado espaco para outro, isto e, quando os pontas do 4-3-3 recuam para marcar eles dizem que a variacao foi para o 4-5-1, se forem os alas num 3-5-2 que recuem eles dizem a variacao foi para um 5-3-2, se o M.United num 4-5-1 em momento ofensivo avanca os dois wingers dizem que o plataforma de jogo variou para um 4-3-3. Pura ficacao cientifica.

Ja li tambem textos falando que o que caracteriza a variacao de jogo ee a execucao de mais de uma tatica individual ou funcao, outra balela, cada jogadas cumpre diversas taticas individuais no jogo bem como diferentes funcoes e isso nao tem nenhuma relacao com a variacao tatica.

Acredito que so ocorre a variacao tatica no momento em que um jogador se desloca espacialmente para outro espaco e la permanece por diferentes momentos de jogo. Exemplifico: A Beto Futebol Clube esta jogando numa plataforma 4-3-3, quando de repente um dos atacantes recuou para o meio e por la ficou nos diferentes momentos de jogo (momento ofensivo, defensivo e transicoes). No caso a variacao do exemplo anterior foi de um 4-3-3 para um 4-4-2.

Nenhum comentário: