O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 17 de outubro de 2009

O futebol é mais do que a bola: Parte VII

O texto abaixo foi retirado do texto "Tática e processos cognitivos subjacentes a tomada de decisão nos jogos esportivos coletivos". Os créditos são exclusivamente para os autores Pablo Ramon Coelho de Souza, Paula Figueiredo Ângela de Paula e Pablo Juan Greco.

Nos jogos esportivos coletivos (como o futebol) onde o espaço é compartilhado pelos jogadores de duas equipes, na execução das ações, existe uma pressão de tempo para resolver os problemas e tarefas do jogo, o atleta deve saber inter-relacionar e organizar informações inerentes a situação de jogo, que incluem decisões do tipo: o que fazer (objetivo), quando fazer (momento), onde fazer (espaço) e como fazer (forma).

A necessidade da coordenação das ações entre atacantes e defensores em relação ao objetivo do jogo, exige a presença de um sistema de comunicação comum, uma organização que coordene as ações individuais, grupais e coletivas. A tática apresenta-se como forma de resolução dos problemas que o atleta enfrenta em forma de situações de jogo.

A ação (tática) que o atleta realiza constitui-se um ato orientado, consciente, visando um objetivo específico, que lhe permite usufruir, de maneira mais apropriada de todos os meios e comportamento permitidos nas regras específicas dos esportes, para tornar possíveis as suas ações motoras e limitar as do adversário. Nos esportes coletivos, a todo momento, tem-se como referência a inter-relação entre vários componentes - tempo, espaço, companheiros, adversário, bola, placar, objetivos e metas a alcançar etc, fatores que contemplam a situação de jogo - que estarão sendo para o atleta um problema a ser resolvido e nos levam a definir a triologia espaço-tempo-situação, como importantes componentes da capacidade tática.

A decisão sobre "o que fazer", "quando fazer" e "por que fazer", constituem parâmetros imprescindíveis para compreensão do jogo, possibilitando ao praticante comportar-se de maneira inteligente durante uma partida. O conhecimento das opções táticas individuais (quando passar, driblar ou chutar) e das combinações táticas de grupo (tabela, cruzamento) vão possibilitar uma conduta com maiores possibilidades de êxito em qualquer situação, por mais nova e diversificada que ela seja. Situações estas que podem ser vivenciadas tanto no momento ou função do jogador no ataque, como na defesa.

Classifica-se a capacidade tática relacionando dois aspectos: A função do jogador e característica da ação.

Função: Diz respeito as ações do atleta na situação de ataque ou defesa, determinadas pela posse ou não da bola.

Característica: Diz respeito ao número de atletas envolvidos na ação, podendo ser individual, de grupo ou coletiva.

a) Tática Individual:
Ação isolado do jogador atráves das capacidades físicas, técnicas, táticas, teóricas e psicológicas, e capacidade de percepção da situação de jogo visando atingir um objetivo determinado. (ex: drible).

b) Tática de Grupo:
Ações coordenadas entre dois ou três jogadores proporcionando a continuidade da ação e o objetivo final do jogo. (ex: cruzamento visando finalizar a gol).

c) Tática Coletiva:
Ações simultâneas de três ou mais jogadores estabelecida previamente por um plano de ação determinado, de acordo com as regras do jogo, relacionando as ações do adversário e as respostas como situações ofensivas para atingir o objetivo pretendido. (ex: triangulação por setor visando a finalização).

Nenhum comentário: