O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 11 de outubro de 2009

O futebol é mais do que a bola: Continuação da Parte IV

Obs: O conteúdo abaixo foi retirado do Artigo de Divulgação "Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação". Os créditos pelo autoria são de Israel Teoldo da Costa.

Princípios Táticos Fundamentais da Fase Ofensiva:

Esses princípios contribuem para que os jogadores, tanto os mais distantes como os mais envolvidos diretamente perto da bola (portador da bola), orientem suas atitudes e seus comportamentos tático-técnicos em prol do objetivo da equipe, ou seja, conduzam a bola para áreas vitais do campo de jogo e marquem gol.

O cumprimento desses princípios favorecem as condições em termos de espaço e tempo para a realização da tarefa, isto é, maior número de jogadores próximos a bola (portador da bola), maior facilidade para executar as ações tático-técnicas ofensivas e maior possibilidade de criar instabilidade na organização defensiva da equipe adversária.


> PENETRAÇÃO:

Se caracteriza pela evolução do jogo, em situações onde o portador da bola consegue progredir em direção ao gol ou a linha de fundo adversária, em busca de áreas do campo que oferecem maior risco ao adversário e são favoráveis a continuidade da ação ofensiva, finalização ou marcação do gol.

As regras desse princípio se orientam na busca da desorganização da defesa adversária, criando situações vantajosas ao ataque em termos espaciais e numéricos, que permite ao(s) jogador(es) atacante(s) surgir(em) em uma zona vital do campo, favorável a finalização.

As ações características desse princípio são os dribles e avanços que diminuem o espaço entre o portador da bola e a linha de fundo adversária, originando cruzamentos ou deslocamentos em direção a área penal adversária.

> COBERTURA OFENSIVA:

Está relacionado as ações de aproximação dos companheiros de equipe ao portador da bola, de forma que ele tenha opções ofensivas para dar uma sequencia ao jogo, atráves do passe ou por uma ação de penetração na defesa adversária.

As regras desse princípio imaginam a simplificação da resposta tático-técnica do portador da bola a situação de jogo, a diminuição da pressão dos adversários sobre o mesmo, o aumento de manutenção da posse de bola e, de certa forma, a formação do equilíbrio coletivo que beneficia as primeiras ações defensivas em caso do jogador perder a bola para a equipe adversária.

As ações desse princípio podem ser percebidas quando os companheiros do portador da bola se posicionam no campo de jogo de forma a receber a bola e a dar continuidade a jogada, realizando, por exemplo, tabelas ou triangulações com o portador da bola. Considera-se que o jogador cumpriu o princípio de cobertura ofensiva quando ele se posiciona perto da bola (portador da bola) e abre possibilidade de uma linha de passe ao portador da bola, permitindo-o passar-lhe a bola.

> MOBILIDADE:

Esse princípio está relacionado a iniciativa do(s) jogador(es) de ataque, sem a posse de bola, em buscar posições ótimas para receber a bola. Dentre as variações movimentações, denominados de mobilidade de ruptura a movimentação do atacante nas costas do último homem de defesa, de forma a criar instabilidade nas ações defensivas da equipe adversária e a aumentar as chances de marcar um gol. Entende-se também que essas movimentações favorecem o aparecimento de novos espaços de jogo de propiciam melhores condições ao portador da bola, para dar sequencia a ação ofensiva em direção ao gol adversário ou para que outros jogadores da equipe se movimentem no espaço de jogo efetivo.

As regras desse princípio objetivam a variabilidade das posições, a criação de linhas de passe em profundidade e a ruptura da estrutura defensiva adversária, para com o efeito pretendido aumentar o ritmo de jogo a alcançar o desequilibrio defensivo adversário.

Outro aspecto importante diz a respeito as dificuldades criadas pelos atacantes sem bola aos seus marcadores quando executam ações de mobilidade que saem da sua amplitude de visão, porque isso complica a percepção simultânea da bola e do jogador. Além disso, os espaços criados por essas movimentações, quando devidamente explorados pelos outros companheiros da equipe, fazem com que os jogadores adversários tenham dificuldade para marcar seus respectivos jogadores de ataque, impossibilitando a cobertura defensiva mútua.

As ações relacionadas a esse princípio podem ser percebidas por meio dos deslocamentos dos jogadores em relação a linha de fundo ou ao gol adversário. As movimentações em direção a linha de fundo podem ser denominadas por ações de mobilidade divergente, que em suma buscam abrir linha de passe, ampliar o campo de jogo na sua profundidade e largura, e ou desestabilizar a defesa adversária. Além dessas, existem as ações de mobilidade convergente que são movimentações que o atacante realiza em direção ao gol adversário com o intuito de obter espaço e condições extremamente favoráveis para a ocorrência do gol.

Essas ações podem ser percebidas quando o atleta consegue receber a bola em uma situação mais vantajosa ao ataque e a sua movimentação obriga o defensor a acompanhá-lo, deslocando-o do seu posicionamento de cobertura defensiva, ou quando um passe é feito para o espaço criado pela ação de mobilidade, propiciando criar ameaças ao sistema defensivo adversário.

> ESPAÇO:

Esse princípio se configura a partir da busca incessante dos jogadores, sem a posse de bola, por posicionamentos mais distantes do portador da bola, criando dificuldades defensivas a equipe adversária que diante da ampliação transversal e ou longitudinal do campo de jogo, deverá optar por marcar um espaço vital de jogo ou o adversário.

As ações desse princípio iniciam-se logo após a recuperação da posse de bola, quando todos os jogadores da equipe buscam e exploram posicionamentos que propiciam a ampliação do espaço de jogo ofensivo, tendo como orientação os comportamentos técnico-táticos dos seus companheiros e adversários em função da localização da bola. Assim, o afastamente de alguns jogadores em relação a bola (portador da bola) cria espaços para os seus companheiros se beneficiarem de corredores livres em direção ao gol adversário ou facilita a ocorrência de situação de 1x1.

Esse princípio será fudamental para ajudá-lo a ocupar e a explorar os espaços vitais, que propiciam maiores e melhores oferecimentos de linhas de passe em profundidade e largura e que são importantes para a criação de um maior número de opções táticas ofensivas.

Assi, quanto mais espaço a equipe tiver para atacar, mais bem elaboradas poderão ser suas respostas as exigências e demandas da situação.

No jogo as ações desse princípio podem ser observadas quando os jogadores executam movimentações de afastamento, tanto na largura quanto na profundidade, buscando o aumento do espaço de jogo efetivo.

> UNIDADE OFENSIVA:

Esse princípio está relacionado a compreensão de jogo obtida pelos jogadores e com o modelo de jogo concebido para a equipe.

Para se buscar a coesão, a efetividade e o equilíbrio funcional entre as linhas longitudinais e transversais da equipe em ações ofensivas, os jogadores devem também possuir elevado entendimento tático com o objetivo de não desmembrar a solidez do conjunto, permitindo jogar como um todo indissolúvel.

As regras desse princípio pressupõem uma organização em função do espaço de jogo e das funções especificas dos jogadores. Ao se considerar as regras desse princípio, as ações de um ataque altamente organizado suportam medidas preventivas asseguradas por um ou mais jogadores que se colocam e agem na retaguarda dos jogadores atacantes. Por meio desses comportamentos, inicia-se uma concepção de organização da equipe que será responsável por fazer uma passagem organizada a defesa em caso de insucesso nas ações ofensivas e ou a organização de uma defesa temporária em função da situação, até que todos os companheiros se enquadrem as suas reais posições no sistema defensivo da equipe.

Durante uma partida as ações desse princípio podem ser percebidas a partir do posicionamento dos jogadores no campo de jogo de forma a favorecer uma circulação contínua fluente e eficaz da bola, evitando-se ao máximo a sua interrupção (perda da posse de bola). Além disso, o conjunto das ações da equipe irá transmitir confiança e segurança aos companheiros situados perto da bola (portador da bola) permitindo a criação de contínua instabilidade e consequentes desequilíbriosna organização defensiva adversária.

Nenhum comentário: