O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vai-e-Vem do Mercado: Ernani e Kieza

No dia 22 de Março fiz um post sobre a equipe do Americano-RJ, enaltecendo principalmente a disciplina tática e a qualidade singular de alguns jogadores. Dito e feito. Como de costume entrei no site da Globo.com e fui surpreendido com as notícias de que o Vasco contratou Ernani, um atleta versátil, e o Fluminense adquiriu o atacante Kieza. O Americano ainda possui mais alguns destaques, como: Éberson, Diego e Paulo Henrique.

Ernani por jogar na lateral esquerda, volante e meio terá mais facilidade para ser escalado, até porque ainda está em inicio de temporada e o Vasco não tem definido totalmente as posições, e tá sendo comum alguns jogadores de destaque, como Carlos Alberto e outros, se contundirem. Como lateral Ernani se torna comum, já como volante é onde se destaca, pois tem uma eficiência na marcação agregado a uma ofensividade, sabe sair pro jogo, puxar contra-ataque, é rápido e surpreende nos arremates. O jogador mesmo disse em sua declaração:

- Meu objetivo aqui é ajudar o Vasco a voltar para a Série A. Tenho facilidade de jogar pela esquerda como lateral, mas sou um segundo volante que sai para o jogo.

Para o atacante Kieza a situação é mais complicada, no Flu a concorrência entre os atacantes é forte, além de Everton Santos e Fred, Maicon está ganhando cada vez mais a confiança de Parreira. Recentemente vi uma declaração de Parreira dizendo que gosta de ter no ataque um homem de área - Fred- e um jogador de movimentação, - Everton ou Maicon - Kieza então não vai disputar vaga contra Fred, o que facilita bastante a firmação do mesmo no Fluminense, contudo, Parreira pode inverter esse posicionamento de Fred, o que mudaria, um pouco, o estilo do novo contratado.

2 comentários:

Breiller disse...

Só o tempo dirá se os dois vão realmente se firmar nos times grandes da capital. No entanto, a história mostra que destaques do campeonato carioca não costumam se dar bem ao se aventurarem na "elite". Mas, em tempos de crise, o jeito é investir pouco e apostar nas revelações locais. São dois bons jogadores - e, como você bem disse, o Kieza vai ter dificuldade, mas pode se dar bem no Flu.

Abraço!

João Henrique T.L.C disse...

E não é só o Vasco nem o Flu que apostam no "bom e barato", o Botafogo, por exemplo, contratou Tony e Jean Carioca, que foram promessas na Série B de 2008 no América e ABC. A maior dificuldade, acredito eu, para o firmamento desses jogadores é a pressão da torcida, se Ronaldo tiver uma má atuação não tem problema, mas se Kieza jogar mal a torcida cai em cima e já nem que mais que jogue.
Abraço!