O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 26 de abril de 2009

No dia do goleiro uma discussão sobre eles

Nesse domingo estou cá eu sem fazer nada, porque o jogo que tô assistindo entre Botafogo x Flamengo considero comum, - nada de inovador nem surpressas, não é à toa, que só vou analisar a segunda partida da final - decidi então acessar o blog do Carlão e vi uma máteria falando sobre os goleiros, já que hoje é o dia do Goleiro resolvi falar um pouco então do assunto.

Antigamente a função dos goleiros era apenas de defender as bolas, como o futebol vem se desenvolvendo e se tornando cada vez mais competitivo as atribuições estão crescendo cada vez mais.

Rogério Ceni, por exemplo, além de ser um ótimo goleiro tem o diferencial de cobrar faltas com perfeição, algumas pessoas podem até ironizar que aquele negócio dele cobrar falta é mais cena, porém tenho que discordar desses pensadores, Rogério possui no total 83 gols, agora pergunto aos leitores, será que esses gols foram importantes? Ora, claro que sim, quantos gols que o ídolo do tricolor fez não devem ter ajudado o São Paulo a ganhar pontos preciosos?

Um segundo encargo nem tão novo assim dos goleiros é a percepção de todo o jogo em sí, porque vocês acham que a maioria dos capitães dos times são goleiros ou zagueiros? Como principalmente os goleiros têm uma visão privilegiada do jogo, pois ficam assistindo a tudo de "camarote", cabe aos antigos arqueiros orientar seus jogadores de defesa quanto a uma possivel desorganização na zaga, ou pra um zagueiro fazer uma movimentação diferente pra impossibilitar algum avanço etc

O terceiro e último dever dos goleiros é de ter uma visão de jogo apurada, isto é, fazer uma reposição rápida para algum jogador que esteja em condições de fazer o gol, se adiantar pra chutar a bola para fora num lançamento que a bola venha na costas de sua defesa para o pé do atacante adversário, entre diversas outras situações. Para exemplificar o que eu quis dizer peguei um video da partida Liverpool 5 x 0 Aston Villa, onde Pepe Reina lança para Riera que chuta de primeira e faz o gol. Veja o lance: http://www.youtube.com/watch?v=rw_zvhwkiL0&feature=related

É... A vida de goleiro não é mais aquela moleza de antes, agora o goleiro se torna tão ou mais importante que um centroavante matador.

Aproveito também para "pitacar" os guarda-redes que considero os melhores atualmente, levando em consideração os jogos que vi dos mesmos:

No âmbito mundial gosto muito de Edwin van der Sar do Manchester United, de Pepe Reina do Liverpool e Júlio César da Inter de Milão. Dos que atuam no futebol brasileiro aprecio Bruno do Flamengo, Rogério Ceni do São Paulo, Felipe do Corinthians etc Já falando dos goleiros que estão atuando no nordeste preciso destacar Rodolpho, do América-RN, um goleiro que tem apenas 1,85 de altura mas uma impulsão e eficiência que da inveja a muitos gigantes.

Parabéns e vida longa aos goleiros, os verdadeiros maestros que são taxados de coadjuvantes!

Nenhum comentário: