O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 22 de março de 2009

Disciplina supera até mesmo habilidade

A equipe do Americano apesar de pequena é muito bem montada, os jogadores respeitam a hierarquia tática e o time desenvolve um bom padrão de jogo dentro de suas limitações, vou analisar essa equipe que venho observando há algum tempo.

O Americano não tem um esquema tático principal, o esquema vai depender da partida, dos jogadores disponiveis, de qual equipe será enfrentada etc. Contra o Macaé que fez um bom 1º Turno e vem mal nesse 2º Turno, o técnico optou por jogar no 3-6-1, lembrando que a partida foi na casa do Macaé.

O time jogou na retranca, com os três zagueiros fixos e os volantes atuando na defesa sem apoiar. No meio campo se formou uma linha de quatro, com os dois alas - Ernani e Paulo Henrique - e os dois meias - Diego e Eberson.

As jogadas de ataque acontecem predominantemente pela ala esquerda - de Ernani - onde o ala é muito rápido e ofensivo, buscando sempre o passe pro único atacante, Kieza - jogador veloz, com muita movimentação, bom drible e finalização.

Um ponto fraco do jogo do Americano pode acabar sendo sua previsibilidade, pois é sempre Ernani roubando a bola e tocando pra Kieza, que por sua vez tabela com os meias - que entram verticalmente buscando um chute de fora da área ou uma infiltração no meio da zaga. As únicas variações de ataque ocorrem nos cruzamentos ou entradas de Paulo Henrique no ataque.

Quando está sem a bola o Americano segue uma rigida disciplina tática defensiva, - com todos seus jogadores na defesa marcando - só Kieza que não fica na defesa - mas pressiona os zagueiros, fazendo também uma marcação. Com isso a equipe consegue ter um bom número de bolas roubadas, que se transformam em contra-ataques ágeis e chances de gol - o Americano tem o 2º melhor ataque dos clubes "pequenos" do RJ nesse segundo turno.

Jogando dessa maneira "responsável" o Americano fez um bom 1º Turno no Carioca e vem de regular pra ruim no 2º Turno, na Copa do Brasil derrotou por goleada o Santa Cruz que vem bem no Pernambucano. Acho que esse time é muito bom, pode surpreender no Carioca e na Copa do Brasil, - não sei se vai participar da Série C. Isso nos mostra que uma equipe pequena e sem grandes nomes, porém, organizada taticamente pode ir muito longe.

Nenhum comentário: