O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 15 de março de 2009

Flamengo de Josiel

O Flamengo jogou em um 4-4-2 um pouco diferente do comum, os zagueiros se mantinham centralizados um pra cada lado e quando o time atacava podiam subir até a linha de meio de campo. Em caso de contra-ataque a bola era logo interceptada pois além dos 2 zagueiros, algum dos volantes ou laterais sempre estavam próximos e voltavam pra marcar rapidamente.

Todas as jogadas de ataque do Flamengo passaram pelos pés de Léo Moura e Kléberson - meias que caem pelos 2 lados e se infiltram em diagonais e pelas extremas laterais do campo. Esses meias eram os responsáveis pela criação das jogadas, com passes curtos e rápidos - entre eles, volantes e laterais - criaram boas oportunidades pra o centroavante Josiel.

Os volantes e laterais foram muito importantes nesse esquema do Flamengo - visto que tiveram muita liberdade pra jogar. Era comum subir os 2 laterais e 1 dos volantes - Airton e Willian se revezavam - pra auxiliar o ataque, até porque o Tigres jogava completamente recuado e com uma marcação individual.

O Mengo não conseguia se livrar da forte marcação e criar jogadas de risco, as insistentes jogadas com os meias já não davam certo e as laterais vinham sendo pouco exploradas, a situação era complicada, as jogadas visavam sempre o lançamento pra Josiel - que jogava quase só no ataque, visto que Zé Roberto se movimentava bastante, jogando como um ponta-de-lança esquerdo - então logo vinham 3 defensores sobre ele e perdia - se a bola.

Coma a saída de Everton no 2º Tempo e a entrada de Obina, L.Moura veio pra lat.direita, Kléberson pra meia direita e Zé Roberto pra meia esquerda, as jogadas do rubro-negro passaram a ser somente incessantes cruzamentos mal feitos na área. Com as alterações os laterais ganharam mais importância, L.Moura continuou jogando quase da mesma forma, só que agora ele perdeu bastante a liberdade e deveria se preocupar com a marcação.

Com a entrada de Fierro no lugar de Klebérson também na 2 etapa o Fla passou a jogar no 4-3-3, com Obina e Josiel mais avançados e o chileno mais recuado. No final da partida o Flamengo demonstrou toda a desorganização que estava, com todos os jogadores menos o goleiro e os 2 zagueiros no campo adversário. A equipe tentava a qualquer custo marcar o gol mesmo com toda a indisciplina tática.

Final de partida Flamengo 1 x 1 Tigres. O Flamengo mostrou falta de competência, pois teve mais de 5 chances claríssimas de gol e não aproveitou, além de nervosismo pelo fato de se desesperar no final da partida. O Tigres conseguiu um bom resultado - tendo em vista que só ganhou uma partida no Carioca - armou um bom esquema tático, conseguiu marcar com pressão e contou com belíssimas defesas de seu goleiro, porém, pecou em não aproveitar os contra-ataques e criar poucas oportunidades de perigo.


Nenhum comentário: