O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 22 de maio de 2010

A nossa sociedade esta falida: O que voce pode fazer?

Nao tenho duvidas de que a escola hoje nao ee o melhor lugar para aprender. A instituicao escola esta falida, a nossa metodologia de ensino/aprendizagem esta equivocada, o nosso foco na educacao dos alunos esta errado e a forma como esta organizado o conhecimento e como isso esta sendo dado tambem esta errado.

E acredito que ee pelo fato das escolas estarem falidas que nossa sociedade esta falida.

A instituicao escola esta falida ja que nao ensina o principal para as criancas/adolescentes/adultos, e se a escola nao ensina o principal ela serve tanto quanto uma conversa com uma pessoa qualquer na rua, ou seja, talvez muito ou talvez pouco.

O foco da escola nao deve ser de formas medicos, engenheiros ou advogados bem sucedidos que almejam ganhar rios de dinheiro todos os meses e ganhar cada vez mais, isso esta errado. O foco da escola deve ser o de formas homens, seres humanos, pessoas, se a escola nao forma pessoas a escola nao serve para nada.

A metodologia atual de ensino/aprendizagem onde se entende que o aluno ee uma maquina trivial, voce explica ele entende e entao se formou o conhecimento esta errado. Os alunos nao sao maquinas triviais, os alunos sao pessoas, pessoas tem uma complexidade enorme. E alem disso saber nao significa fazer e fazer nao significa saber.

E por fim a tal variabilidade dada no treino de futebol nas criancas ee importante que se de com o conhecimento nas criancas/adolescentes e adultos das escolas, entretanto, entender que apesar dessa variabilidade, existe algo que nao sabemos ainda muito bem explicar que sao os comportamentos que fazem uma crianca preferir ler do que brincar de esconde esconde ou qualquer outra coisa do tipo e isso quer dizer que perceber um expoente talento numa area e o estimular nessa area ee mais importante que continuar o dando uma variabilidade cultural de diversas areas, isso ee um erro.

Bem, talvez isso nao tenha nada haver com futebol, com treinamento, com periodizacao tatica, mas talvez tenha tudo haver.

Porque acima de tudo essa revolucao necessaria no ensino ee precisa somente para entendermos que lidamos com seres humanos, assim como na P.T.

E acima de tudo, se a escola nao esta formando homens, se os pais devido a esse modelo arcaico tambem nao estao formando homens, cabe ao professor da escolinha, ao tecnico a formarem homens.

Mas ai fica a questao mais dificil, como se formar homens?
Acho que um caminho seria entender a etica, tal qual pregava Socrates. Para este o ser humano nao deve ser etico porque teme a um deus ou algo do tipo ou porque teme algo apos a morte, o ser humano deve ser etico porque a etica faz bem ao nosso proprio ser e ao outro. Estimular etica, inteligencia intra pessoal e inter pessoal, conversar sobre as mais diversas coisas do mundo, sempre com atencao, respeito e carinho.

Certa vez meu ex-professor de Geografia contou que sua filha de 7 anos nao estava aceitando vestir roupas repetidas em festas quase em dias consecutivos. Ele entao levou sua filha a um lixao e ficou um bom tempo com ela la, a pequena menina viu gente comendo coisas tiradas do lixo, viu outras criancas como ela em situacoes deploraveis etc. Resultado, o fato dele ter levado a sua filha a um lixao a fez aumentar seu conhecimento sobre a vida e a ver o mundo de uma maneira diferente, e nesse mundo de maneira diferente, nao era necessaria nao repetir vestidos, ja que isso ee uma coisa tao pequena perto de quem nao viva, mas sim sobrevive.

E ee isso que os profissionais que lidam com educacao precisam enxergar.

Nenhum comentário: