O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Adaptabilidade: A lei dos cemiterios

O mais importante numa equipe de futebol ee o treino. O treino por sua vez ee um processo metodologico de ensino-aprendizagem. Isso quer dizer que todos os conhecimentos relativos a ensino-aprendizagem sao extremamentes importantes para a potencializacao da eficacia do treinamento desportivo, e isso quer dizer que tudo isso ee extremamente importante para o avanco do futebol de alto e baixo nivel.

Agora eu vou falar de algo que nao faco a minima ideia se o que estou falando ee o real, possivelmente minha percepcao sobre esse assunto ee falha e eu estou falando alguma besteira. Mas vamos la...

Ate o presente momente entende-se que a aprendizagem ee um processo em que o individuo assimila determinado conhecimento, posteriormente existe uma acomodacao do determinado conhecimento e terminado esse processo houve uma adaptacao, ou seja, o ciclo considerado ee esse assimilacao-acomodacao-adaptacao.

Apesar de esse ciclo parecer fazer muito sentido e possivelmente isso ser largamente aceito em diversas areas, acho que isso pode nao fazer tanto sentido quanto parece...

A adaptacao nao passa de uma ideia erronea, equivocada. Caso eu estivesse adaptado a algo, eu nao conseguiria me manter caso surgisse o novo, o inesperado, o imprevisivel. Como disse Paulo Freire, a adaptacao sugere a existencia de uma realidade acabada, estatica. O professor Vitor Frade tambem se refere a questao da adaptacao, a total adaptacao, como a lei dos cemiterios.

Quando eu tenho uma pessoa para a qual vou dizer ou explicar algo ou alguma informacao, ee errado pensar que essa pessoa simplesmente ira entender e se adaptar a esse fato. Nao. Ao ser tocada pela informacao a pessoa ira continuar a construcao, por processos internos, da informacao a qual inicialmente lhe foi comunicada. Nao existe adaptacao nisso.

A adaptacao ee algo que nao existe.

E nao vejo prova maior disso do que a existencia da vida humana.

Nenhum comentário: