O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 4 de abril de 2010

Volta aos mecanismos

Gostaria de voltar a falar no blog sobre os mecanismos, acho que a primeira vez que abordei ficou meio confuso e pensei em complementar.

A volta ao assunto tambem se da porque, nesse momento, acredito que agregando o estudo dos mecanismos ao estudo do modelo de jogo (organizacao ofensiva, organizacao defensiva e transicoes) podemos chegar bem perto de poder dizer porque a equipe x ganhou e a y perdeu. E esse deve ser a duvida que baliza o comportamento do estudante/pesquisador da ciencia do futebol.

Bem, pensemos que na organizacao defensiva uma equipe usara uma marcacao zonal. Entretanto, dizer que uma equipe usara uma marcacao zonal ee uma coisa muito vaga, haja visto que posso estruturar essa marcacao de varias etapas, nao?

Por exemplo:

Todos os onze jogadores fazem defesa a zona: Mecanismo Coletivo;

Somente os dois atacantes e os dois laterais fazem defesa a zona: Mecanismo intersetorial;

Somente os dois atacantes fazem defesa a zona: Mecanismo setorial;

Somente um dos meus dois atacantes faz defesa a zona: Mecanismo Individual; (A chamada funcao individual ee na verdade um mecanismo individual)

De seis a oito jogadores fazem defesa a zona: Mecanismo Grupal; (Obs: Nao tenho certeza quanto a consideracao desse mecanismo)

E o mais importante ee que cada um desses mecanismos utilizados para operacionalizar comportamentos pode variar (ou nao) de acordo com cada circustancia do jogo.

Ex:

Posso pedir que meus dois atacantes facam defesa a zona (mecanismo setorial) quando estiverem na linha 1 e defesa mista quando estiverem na linha 3 (mecanismo setorial).

Ou seja, mantenho meu mecanismo setorial, contudo, o comportamento se altera devido a alteracao de situacao (Isso caso eu queira, ee claro).

Tambem ee interessante vermos que certos movimentos sao mecanismos individuais.

Por exemplo:

Tínhamos para este jogo um jogador rápido e pequeno (REBOLLO), ao qual posicionei entre os dois zagueiros, o que a princípio parece absurdo, já que este não tem imposição física, e coloquei em uma das pontas, o centroavante, mais lento e alto (JONAS), fazendo que, quando estivéssemos com a posse da bola, o atleta REBOLLO saísse em velocidade para receber a bola em qualquer um dos lados, e JONAS infiltrasse no seu espaço para finalizar, junto com a movimentação dos outros jogadores, dentre eles JORTER que era um meia aberto, que também infiltrava pelo meio. (Texto retirado do blog Periodizacao Tatica).

Essa movimentacao especifica que Rebollo faz quando a sua equipe esta com a bola pode ser considerado um mecanismo individual, fica somente a mencao que uma movimentacao tambem pode ser um mecanismo individual, assim como outros.

Nenhum comentário: