O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 27 de março de 2010

Encerramento Operativo ou Fechamento Operacional

Nesse texto misturei algumas partes, alteradas, do livro de Niklas Luhmann junto com outras partes retiradas de uma dissertacao de mestrado, em Sociologia pela USP, do professor Romulo Figueira Neves. A abordagem do encerramento operativo ee o principio para abordarmos a autopoiesi e a auto-organizacao. Espero que seja proveitoso.

"Por encerramente nao se entende isolamento termodinamico, mas somente fechamento operacional."

Os sistemas sociais, mediante a autopoiesis, geram e reproduzem internamente seus proprios elementos de funcionamento sem a interferencia ou influencia de elementos externos. Os sistemas sociais sao, portanto, sistemas auto-referenciais, ou seja, todos os processos comunicativos internos dizem respeito a elementos internos e sao definidos a partir de orientacao interna.

Todo novo elemento operativo do sistema ee gerado a partir dos elementos anteriores e se torna, ao mesmo tempo, pressuposto para a elaboracao dos elementos posteriores do sistema.

A manutencao da capacidade dos sistemas de produzir seus elementos internos ee a propria manutencao de sua sobrevivencia, pois significa manter sua diferenciacao em relacao ao ambiente. Isso nao significa, no entanto, que o sistema nao reconheca a existencia do ambiente, mas que opera a partir de construcoes proprias. "O fechamento operacional nao pode significar jamais que um sistema autopoietico opere como se nao houvesse nenhum ambiente."

A propriedade do fechamento operacional garante ao sistema social a capacidade de produzir sentidos internamente e, desta forma, manter abertas as possibilidades de criacao de novos elementos. Paradoxalmente, o fechamento abre caminho ao sistema para produzir sentido, a partir de informacoes presentes no ambiente, pois mantem o sistema em operacao com elementos proprios, ao mesmo tempo em que leva em consideracao ruidos externos para elaborar os processos comunicativos internos.

Essa capacidade de produzir sentido e abrir novas possibilidades dentro do sistema, a partir de informacoes externas, nao contradiz o fechamento operacional, pois essas informacoes externas nao se constituem em elementos operacionais do sistema, mas em irritacao, perturbacao e ruido para o sistema. "Por fechamento operacional nao se entende o isolamente termodinamico, mas somente a autonomia operacional, isto ee, que as operacoes proprias do sistema se tornem possiveis recursivamente por conta dos resultados das proprias operacoes do sistema."

As irritacoes externas o sistema responde com elaboracoes proprias, com a utilizacao de elementos pre-existentes dentro do sistema, que nao sao conhecidos nem previstos por um observador no ambiente.

Os sistemas encerrados operacionalmente so se constituem mediante operacoes internas. Na terminologia de Spencer-Brown, dir-se-ia: o sistema opera no lado interno da forma; produz operacoes somente em si mesmo, e nao no outro lado da forma. Entretanto, o operar dentro do lado interno (portanto, no sistema), e nao no meio, pressupoe que o meio exista e esteja situado do outro lado da forma.

Com isso, chegamos a ideia de que:

Um sistema nao pode operar no meio;

As operacoes nao podem ser reproduzidas no meio;

Um sistema nao pode empregar suas proprias operacoes para entrar em contato com o meio;

As operacoes sao acontecimentos que apenas surgem nos sistemas, e nao podem ser empregados para defender ou atacar o meio.

No plano das operacoes especificas do sistema, nao ha nenhum contato com o meio.

Os sistemas orientados para o sentido tem a particularidade de poder estar referidos ao meio e de reproduzi-lo dentro de si mesmos (re-entry), sem que tenham de produzir efeitos causais. A causalidade provem do meio e pode produzir efeitos no sistema; enquanto pelo contrario, o sistema reage com operacoes que nao podem produzir nenhum efeito no meio.

O encerramento operativo traz como consequencia que o sistema dependa de sua propria organizacao. As estruturas especificas podem ser construidas e transformadas, unicamente mediante operacoes que surgem nele mesmo; por exemplo, a linguagem pode ser transformada somente mediante comunicacoes, e nao imediatamente, com fogo ou fresas, ou com radiacoes espaciais, ou em virtude de desempenhos perceptivos da consciencia do individuo.

Poder-se-ia ter a impressao de que esse elemento teorico (Encerramento Operativo) ee um retorno a antiga tese dos sistemas fechados; isto ee, uma volta a questao da entropia. Na realidade, este nao ee o caso, ja que no preceito do encerramento operacional cabe distinguir entre operacao e causalidade. Por encerramente nao se entende isolamento termodinamico, mas somente fechamento operacional; ou seja, que as operacoes proprias do sistema se tornem recursivamente possiveis pelos resultados das operacoes especificas do sistema.

O encerramente operativo nao necessariamente significa total isolamento.

Nenhum comentário: