O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

domingo, 28 de março de 2010

Autopoiesis (Autopoiese, Autopoietico)

"Um sistema so pode produzir operacoes na rede de suas proprias operacoes, sendo que a rede na qual essas operacoes se realizam ee produzida por essas mesmas operacoes."

A autopoiese significa a capacidade do sistema de produzir nao apenas suas estruturas, mas tambem os elementos operacionais do sistema a partir de construcoes internas, elaboracoes proprias que nao tem paralelos no ambiente. Entende-se por autopoiesis que o sistema se produz a si mesmo, alem de suas estruturas: ha computadores que podem criar seus proprios programas, mas nao criar a si mesmos.

A autopoiese foi utilizada por Luhmann para explicitar a independencia do sistema em relacao ao ambiente, que lhe possibilita o desenvolvimento de um codigo interno e a auto-referencia.

A autopoiese ee a producao dos elementos, das estruturas e do desenvolvimento do sistema a partir de operacoes recursivas a outros elementos internos do sistema, que realizam seus processos comunicativos com dotacao interna de sentido e utilizando um repertorio proprio. A auto-referencia ocorre na producao interna de sentido, mas tambem ocorre porque ha producao interna de sentidos: porque produz internamente seus sentidos, o sistema pode realizar a auto-referencia, que se consolida na proxima construcao interna. A dotacao interna de sentido ee a chave para o desenvolvimento do sistema. E o sistema se desenvolve apenas porque em algum momento se torna capaz de realizar isso.

Selecoes internas, a partir de sentidos construidos tambem internamente, dao corpo para processos comunicativos e operacoes internas que seriam mais improvaveis e contingentes no ambiente.

Os sistemas sao autonomos no nivel das operacoes. A categorizacao da autopoiesis assume como ponto de partida a questao radical da autonomia, ja que define o sistema a partir de seus proprios elementos. Autonomia significa que somente a partir da operacao do sistema ee possivel determinar o que lhe ee relevante e, principalmente, o que lhe ee indiferente. Consequentemente, o sistema nao esta condicionado a responder a todo dado ou estimulo proveniente do meio ambiente. Os sistemas nao podem importar nenhuma operacao a partir do meio. No caso da consciencia, nao existe comunicacao de consciencia para consciencia. Somente uma consciencia pode pensar (mas nao pode pensar com pensamentos proprios dentro de outra consciencia). E a titulo de ilustracao do caso da comunicacao, nenhum processo quimico pode vir a fazer parte do sentido da comunicacao: nenhuma tinta derramada sobre uma folha pode produzir um texto.

A autopoiese, como auto-reproducao do sistema, opera na confluencia da producao interna dos elementos constitutivos do sistema, ou seja seu fechamento operacional, com sua abertura cognitiva, isto ee, sua capacidade de ser estimulado pelo ambiente com informacoes que lhe aparecem como perturbacao e irritacao. Por isso as autopoieses dos variados sistemas evoluem conjuntamente, ainda que cada uma delas se realize com os elementos constitutivos de seu respectivo sistema.

No conceito de poiesis, do fazer, do produzir, nunca esta pressuposto o controle total do processo de producao. Pode-se controlar unicamente uma parte do ambito da causalidade. Por exemplo, para cozinhar um ovo, necessita-se de utensilios, fosforos, que se ferva a agua, mas nao ee preciso modificar a constituicao do ar, nem a composicao substancial do ovo. Portanto, no conceito de autopoiesis, nao se trata de ua creatio, de uma invencao de todos os elementos, mas somente da producao de um contexto cujas condicoes elementares ja estao colocadas.

A autopoiese possibilita ao sistema alcancar uma alta complexidade interna, que serve para especificar sob quais condicoes os sistemas responderao as condicoes existentes no ambiente. Essa resposta pode significar ate mesmo a absoluta indiferenca. O ponto relevante, no entanto, ee que o proprio sistema ira definir quais perturbacoes levara em consideracao e quais vai considerar como subsidio para o desenvolvimento de seus processos comunicativos, alem de definir como vai traduzir essas perturbacoes e irritacoes em elementos para suas operacoes internas na condicao de informacao, um dos elementos do processo comunicativo.

A autopoiese se aplica a reproducao das estruturas, a producao de novas estruturas, a dotacao interna de sentidos, a definicao do meio de comunicacao simbolicamente generalizado e aos processos comunicativos. Todas as regulacoes internas sao auto-regulacoes, todos os controles sao auto-controles. No desenho da teoria, nada pode ser reproduzido em um sistema operacionalmente fechado se nao for dessa maneira.

Para concluir, cabe mecionar dois aspectos referidos a autopoiesis, em destaque na discussao atual:

1) No conceito de autopoiesis, deve-se manter um ponto firme de explicacao: um sistema ee autopoietico, ou nao o ee (conforme o esquema: ou isto/ou aquilo). Um sistema nao pode ser um-pouco- autopoietico. Esse preceito teorico ee praticamente obvio, na biologia: um organismo esta vivo ou morto (excetuando-se casos muito extremos em que nao ee possivel reconhecer a vida ou a morte; uma mulher esta gravida ou nao esta (exemplo dado pelo proprio Maturana). Isso significa, em primeiro lugar, que o conceito nao inclui por si mesmo um processo de gradacao. Consequentemente, o conceito de autopoiesis nao pode explicar a evolucao dos sistemas complexos.

2) A questao da dependencia do sistema ee uma maneira de observar como o meio produz efeitos no sistema. Contudo, como ja se pode intuir, esta forma de inter-relacionar efeitos cabe a um observador.

Um observador poderia aplicar, por exemplo, um esquema de somas constantes para analisar a relacao entre sistema e meio. O resultado, entao, deveria ser o de que o sistema, estando mais relacionado com o meio, ee mais dependente. Em contrapartida, a pesquisa atual chegou a conclusao de que os sistemas altamente complexos aumentam, simultaneamente, a autonomia (se ee que se permite usar assim tal conceito) e a dependencia. So desse modo ee possivel explicar por que os sistemas politico, economico, do direito, sao altamente dependentes e independentes em relacao ao meio: sabe-se das dificuldades da politica, quando a economia nao floresce; dos problemas da economia, quando a politica nao pode oferecer, mediante regulacoes do direito, garantias...

Nenhum comentário: