O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O que ee cultura?

Comentario Pessoal: Alguns assuntos parecem nao ter nada haver com o fenomeno do futebol. Qual a relacao entre cultura e futebol? Aparentemente nao existe nenhuma, contudo, se pensarmos um pouco entenderemos que o jogar se correlaciona diretamente com a sociedade e a cultura, fato que teoricamente da origem a infinitos jogares distintos. O estudo do futebol passa tambem pelo estudo do homem e de tudo que o cerca outrossim o estudo do mundo e ate do esoterico. Futebol ee tudo e nada. Como nos diz Mourinho, um tecnico que so entende de futebol nao ee um bom tecnico. Espero que todos compreendam.

O trecho abaixo foi retirado do livro Dez Licoes de Sociologia para um Brasil Cidadao, os autores sao Gilberto Dimenstein, Marta M. Assumpcao Rodrigues e Alvaro Cesar Giansanti.

"A linguagem esta tao intimamente vinculada a cultura que cada novo acrescimo a heranca cultural de um grupo social envolve mudancas e acrescimos na sua linguagem." (HORTON, Paul B.; HUNT, Chester L. Sociologia, Sao Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1980.

O que ee cultura?

Quando se fala em cultura de um povo, o que se entende por cultura?

Talvez uma resposta razoavel para essa questao seja a seguinte: a cultura de um povo ee o conjunto de saberes coletivos desse povo. E o que sao saberes coletivos de um povo?

Entre os indios kaapor, por exemplo, todos os homens, a partir de uma certa idade, sabem construir seus proprios arcos e flechas.

Nao ee pouco conhecimento. Pelo contrario, para fazer arcos e flechas ee preciso conhecer um mundo de coisas e dominar um conjunto de tecnicas bastante sofisticadas: saber andar no mato, saber distinguir as arvores certas que fornecem madeira para o arco e outras para a flecha, saber confeccionar a ponta da flecha com ossos ou pedras apropriadas, saber encontrar a fibra adequada e confeccionar a corda para manter o arco retesado, saber confeccionar o "rabo" da flecha com penas de aves dando-lhe a forma de helices engatadas para dar aerodinamica e exatidao as flechas etc.

Como esse ee um saber compartilhado por varios individuos da aldeia, dizemos que se trata de um saber coletivo daqueles indios.

Existem outros saberes coletivos que sao compartilhados por praticamente todos os individuos de um grupo. Por exemplo, numa aldeia indigena todos dominam a lingua nativa daquele povo (com excecao das crias muito pequenas).

Vamos pensar agora na populacao de uma grande cidade brasileira. Um saber coletivo dessa populacao ee, por exemplo, saber andar de onibus pela cidade, o que implica tambem saber andar a pe pelas ruas da cidade. Pode parecer obvio saber pegar um onibus, mas um indio arrancado da floresta e colocado subitamente numa cidade grande podera estranhar tudo e se dar mal por nao dominar uma serie de normas e codigos urbanos. Assim como alguem "arrancado" da cidade que seja "lancado" no meio da floresta tambem tera poucas chances de sobreviver.

Mas os saberes coletivos vao alem de fabricar arco e flecha ou de saber tomar onibus na cidade. Envolvem modos comuns de pensar, sentir e agir que seguem modelos (mutaveis) para a vida em sociedade. Valores morais ou codigos de conduta de uma sociedade, por exemplo, sao saberes coletivos que permitem a convivencia dos individuos numa comunidade e, por isso, tambem, a sobrevivencia daquela sociedade.

Assim, uma coisa importante de se saber ee que normas e valores de um povo tambem sao saberes coletivos desse povo e costumam ser importantes para a sobrevivencia dos seus individuos.

Por essa abordagem da nocao de cultura podemos dizer, por exemplo, que a cultura brasileira ee o conjunto de saberes coletivos dos brasileiros. Mesmo que haja grandes diferencas culturais entre brasileiros que morem na roca ou na cidade, morem na Amazonia ou no sul do pais, todos nos compartilhamos alguns saberes coletivos comuns. A comecar pela lingua, o portugues muito caracteristico do brasil, cheio de expressoes de origens africana e indigena. A grande maioria de nos tambem compartilha de saberes relativos a musica popular e ao futebol do Brasil. Outro dado relevante, hoje, ee o compartilhamento quase universal da programacao das radios e televisoes brasileiras.

EE claro que existem identidades distintas entre, por exemplo, baianos e gauchos. Essas identidades sao forjadas justamente pela cultura do grupo social de cada um. Ate a maneira de falar de cada grupo social ou regional ee distinta. Pois essas diferencas ee que conferem identidade a esses grupos sociais ou a essas regioes do pais. Nesse contexto, as nocoes de identidade e de cultura sao praticamente identicas. De maneira semelhante, vemos que ha uma ligacao muito forte entre os conceitos de cultura e de sociedade.

Muitas vezes, pode-se trocar a expressao sociedade brasileira por cultura brasileira e vice-versa - mas nem sempre. Quando falamos em cultura estamos sempre focando uma identidade coletiva; quando falamos em sociedade estamos focando, em geral, as relacoes entre segmentos ou grupos sociais diferentes e como eles interagem entre si. De resto, perguntar o que "nasceu" primeiro, a organizacao social ou a cultura de um povo, seria o mesmo que perguntar o que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha.

Normas e Valores

Cultura ee um sistema integrado de comportamento. EE tudo o que ee socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade, tendo por base comportamentos, ideias, normas e valores.

A crianca recebe cultura como parte de uma heranca social e pode, ao longo de sua vida, introduzir nessa heranca mudancas que podem, por sua vez, se tornar a heranca das geracoes futuras.

A cultura como heranca social pode ser dividida em cultura material e cultura nao material.

Os artefatos que as pessoas elaboram dao forma a cultura material.

Ja a lingua de um povo ou seus valores morais, normas e codigos fazem parte da cultura nao material.

O curioso ee perceber que valores e normas para qualquer cultura representam saberes coletivos, ou, em outras palavras, know-how, conhecimento coletivo adquirido, as vezes, ao longo de seculos. No caso de normas eticas ou morais, trata-se de know-how de sobrevivencia e convivencia em comunidade.

Quando normas e codigos sao institucionalizados, transformam-se, por exemplo, em leis do estado ou mandamentos da religiao.

Assim, os valores, os padroes de comportamento e as formas de relacionamento de um grupo humano sao todos elementos vitais da sua cultura nao material.

Nenhum comentário: