O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O grande PVC

Estou vendo o inicio do jogo entre Internazionale x Chelsea, pela Liga dos Campeoes, e logo me deparei com uma perola, nao podia deixar de a expor no blog:

O jornalista PVC dizia que haveria entre um duelo entre Sneijder do Inter e um jogador do Chelsea, ou seja, diz que o Chelsea fara uma marcacao inidivual a Sneijder. Ou seja, o Chelsea marca em zona pressionante, nao existe essa nocao de marcacao individual.

Posteriormente PVC falou que o tal jogador que ele achava que marcaria Sneijder falhou em nao o acompanhar num ataque do jogador da Internazionale e que por isso Ivanovic foi cobrir seu erro de marcacao.

EE cada coisa que agente ee obrigado a ouvir, melhor mesmo ee tirar o volume...

Ps: Agora ele falou que a Inter esta usando uma postura encolhida, de contra-ataque, e disse outros jogadores do Chelsea que marcavam individualmente jogadores da Inter.

2 comentários:

julio disse...

pvc é o cara vc q ñ sab nada de futebol, ñ to vendo nenhuma análise tática sua aqui. O duelo era Sneijder e Mikel sim, pela faixa de campo q os dois ocupavam, além do mais pvc deixou claro q ñ era uma marcação individual, então kla a boca e continua escrevendo seu bloguinho sem graça, seu patético

João Henrique T.L.C disse...

Amigo, Julio, acompanho o trabalho do jornalista Paulo Vinicius Coelho, ja faz algum tempo em que percebi que para ele so existe a marcacao individual, nas "analises taticas" que ele faz ele so diz que fulaninho bate com sicraninho, x1 bate com x2 etc, ou seja, na pequena mentalidade dele so existe marcacao individual.

PVC, por sua vez, leva sua mentalidade para "analisar taticamente" jogos de equipes europeias e isso causa um grande conflito. Num estudo sobre os modelos de jogos globais das equipes brasileiras e inglesas que estou fazendo junto com o professor Mestre Rodrigo Vincenzi Casarin, observamos no quesito marcacao que das 10 equipes inglesas observadas as 10 usam zona pressionante (pressing). Entao, eu simplesmente rio quando PVC diz que fulaninho do Chelsea bate com sicraninho da Internazionale. EE ridiculo. Tanto Mourinho quanto Anceloti privilegiam a zona pressing, talvez um mais horizontalmente e outro mais verticalmente, como faziam no Milan e no Porto/Chelsea.

O blog Filosofia Tatica, feito por um estudante de 16 anos que pretende cursar e tomar o desporto, especificamente o futebol, como o estudo de sua vida, nao pretende nem visa fazer analises taticas. Proponho apenas fazer provocacoes filosoficas, ou nao tanto filosofias as vezes, sobre o futebol e seus assuntos subjacentes. A analise tatica em si tomo como a maior dificuldade do futebol, pretendo dissertar sobre ela, propor algum meio de a operacionalizar num futuro estudo (monografia, dissertacao de mestrado etc), contudo, desde ja sei que nunca alcancarei a pura analise tatica, e isso ocorre porque o observador influi no objeto a ser observado, ou seja, quero estudar uma coisa mesmo sabendo que nunca a atingirei.

Logo, ee absolutamente ridiculo, que voce venha aqui cobrar-me uma pseudo analise tatica, pois se a fizesse, estaria a escrever abobrinhas. E caso voce queira ler abobrinhas sugiro que va ao blog do PVC, do CARLAO, do Eduardo Cecconi, do BASILIO, do Ledio Carmona, do Paulo Calcade etc

Infelizmente eu tenho um erro bem grave, so gosto de discutir em alto nivel, de abrir horizontes, de propor, de questionar, de saber coisas novas.

Caso voce quisesse aproveitar o blog o faria sem precedentes, pois aqui coloco ideias dos mais capacitados estudiosos nacionais e internacionais que falam tanto do futebol como te tudo que o envolve. Como voce nao esta sabendo aproveitar, visto que se tivesse lido tudo aqui publicado nao continuaria nessa ignorancia cega que se encontra, sugiro que pare de acessar esse que vos escreve, afinal, parece que voce nao esta conseguindo ter uma aprendizagem adequada, e tambem nao faco questao que me leia, prefiro que permaneca um herege mergulhada na sua ineficiencia de ver o que esta em sua frente.

No mais, despeco-me.

Um abraco!