O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Futebol: Um diálogo entre sistemas

Os próximos posts do blog Filosofia Tática serão dedicados a tentativa do entendimento do jogo de futebol na perspectiva da teoria geral de sistemas, o que iniciará nosso percurso até chegar a Periodização Tática (PT).

Conceitos de sistema:

É um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, de onde decorrem dois conceitos: o de objectivo e o de totalidade. Esses dois conceitos retratam duas características básicas de um sistema. (Todo o sistema detém um ou mais objectivos que visa alcançar através do relacionamento entre as diversas unidades.)

A totalidade pressupõe que qualquer estímulo em alguma unidade dos sistemas afetará todas as outras unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O sistema reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade pelo que, qualquer mudança ou alteração se apresentará como um ajustamento de todo o sistema. Assim, existirá uma relação de causa - efeito entre as diferentes partes do sistema da qual recorreram dois fenómenos: o da entropia e o da homeostasia.

“Um todo complexo e organizado; uma reunião de coisas ou partes formando um todo unitário e complexo.”

“Pensar globalmente, agir localmente.”(Capra, 1996)

“Conjunto de partes interagentes e inter-dependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

”Relação entre as partes, um todo com características não existentes em cada uma delas isoladamente.

Conjunto estruturado visando a um fim, no qual existem relações complexas e não triviais entre os elementos constitutivos, de modo que o todo seja mais do que a soma das partes.

O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objectivo e efetuam determinada função.

Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objectivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.

Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.

O sistema é uma totalidade organizada, feita de elementos solidários só podendo ser definidos uns em relação aos outros em função de seu lugar nesta totalidade.

Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados. Assim, um sistema é uma entidade composta de pelo menos dois elementos e uma relação estabelecida entre cada elemento e pelo menos um dos demais elementos do conjunto. Cada um dos elementos de um sistema é ligado a todos os outros elementos, direta ou indiretamente.

A equipe é um sistema, uma vez que as ações dos jogadores são integradas numa determinada estrutura, segundo um determinado modelo, de acordo com certos principios e regras. (L.Teodorescu, 1977)

No fundo, estas idéias vem dar alento a nossa inquietação, sendo que Garganta e Gregaigne vão ainda mais longe e entendem que um jogo de futebol ee mais do que um sistema, podendo ser conotado como um macrosistema, que engloba vários sistemas em interação conjunta (jogadores, equipes, torcedores, entre outros).

Um jogo de futebol pode ser considerado um sistema, na medida em que manifesta as seguintes propriedades:
- Possui componentes que integram, eles próprios, outros sistemas;
- Comporta decisores e processos de decisão;
- Possui possibilidades de modificação, variação;
- Existe um objetivo e unidades de avaliação para o sucesso da prestação;

Então, de acordo com os conceitos propostos para conceituar o que é um sistema, podemos considerar que o jogo de futebol é uma disputa entre dois sistemas (duas equipes) que pertencem a um sistema maior (o jogo).

E ao entendermos o conceito de sistema e sabermos o que é, fica claro a gravidade do erro em se considerar a nomenclatura sistema de jogo para denominar a disposição dos jogadores no campo de jogo, se tornando mais adequado a convenção do nome em plataforma de jogo ou plataforma tática.

Nenhum comentário: